Comecei a analisar nossa sociedade mais a fundo faz algum tempo. Hoje vou falar sobre meu ponto de vista a respeito da desonestidade, e falarei dela como eu a defino. Desonestidade para mim é ser desleal, é se favorecer em detrimento de outra pessoa, de qualquer forma, por ação ou omissão, é ser um traidor, de uma pessoa, da sociedade, da humanidade. É não ter consciência suficiente de seus atos para poder tomar a decisão correta na hora, é não ter discernimento para sair de situações que iminentemente vão te causar problemas, é se deixar levar e cair no poço sem fundo da deslealdade, enquanto seu coração e alma vão endurecendo e fica cada vez mais fácil.
Existem tantos aspectos desse problema que fica difícil falar sobre eles, vou apenas tocar a ponta dos maiores e me ater a coisas que acontecem ao meu redor, ao que eu POSSO falar por ter visto, ouvido, sentido ou pensado.
Primeiro, política. Ficou tão difícil achar um político honesto que eu acho que é mais como uma infecção que se espalha nos altos escalões. Quanto mais você sobe, mais difícil fica manter seu caráter e mais fácil fazer como todo mundo faz. Os Engenheiros do Havaí escreveram uma música assim: "Seria mais fácil fazer como todo mundo faz, o caminho mais curto, produto que rende mais. Seria mais fácil fazer como todo mundo faz, um tiro certeiro, modelo que vende mais. Mas nós, dançamos no silêncio, choramos no carnaval, não vemos graça nas gracinhas da TV, morremos de rir no horário eleitoral. Seria mais fácil fazer como todo mundo faz, sem sair do sofá, deixar a Ferrari para trás. Seria mais fácil, como todo mundo faz, o milésimo gol, sentado na mesa de um bar. Mas nós, vibramos em outra frequência, sabemos que não é bem assim, se fosse fácil achar o caminho das pedras, tantas pedras no caminho não seria ruim.". É assim mesmo, não há motivo para ser honesto, se os desonestos se dão bem e os honestos são os bodes expiatórios, pois como dizia o Maurício Ricardo do charges.com.br "Urubu não voa com pomba" e "cobra não come cobra".
Agora, outro aspecto, vai parecer idiota, mas não consigo mais jogar jogos em rede pela Internet, mais especificamente Counter-Strike. Comprei uma chave, gastei dinheiro, instalei e agora, quando vou jogar (depois de ter ganhado experiência para me manter vivo no jogo), não tem mais graça!!! Ficou ridículo, 10 minutos em um servidor e um cara atravessa todo o campo de batalha, mata todos a facadas certeiras na cabeça. Ou um cara acerta sempre, atrás de paredes, de mato, de qualquer coisa, os wallers. Ou outro se move 10 vezes mais rápido, quando você atira nele, ele já está te esfaqueando pelas costas. Pode parecer MUITO idiota (já disse isso), mas isso reflete diretamente o que nossa sociedade é. A desonestidade é divertida, a impunidade é garantida, e eles ainda riem da nossa cara! Quem tem caráter é um cordeirinho esperando para ser sacrificado. Quem ainda tem escrúpulos sofre pois quem não tem é protegido em um manto de impunidade e tira proveito da vida muito mais do que todos nós.
Agora, relacionamentos. Alguns dias atrás estava vendo um documentário sobre família que diz que a família como a conhecemos está desmoronando. Que não mais é necessário um lar com um pai, uma mãe e filhos bem criados. MEU DEUS, O QUE É ISSO? Estamos caindo, tudo em que eu acreditava, a educação que eu recebi, a TV está dizendo para nossos filhos que está errado, a mídia promove a promiscuidade e adultério. Nada contra sexo, contra ficar, contra essas coisas, mas no momento que você decide se comprometer, SE COMPROMETA! Trair é tão ruim quanto roubar, quanto assaltar, é uma violência psicológica e um ato cruel, pois não há defesa. Pelo contrário, se você trai você pega toda a sua relação e joga no lixo, você faz mal aquela pessoa que se abriu completamente para você, você mente, e a mentira é o fim de tudo. Muitas pessoas que eu conheço vão discordar, mas sinceramente, quem discordar não tem mais moral para me contrariar. Fidelidade, como honestidade, é um bem que não se joga no lixo. Aquela desculpa antiga de que "Se eu não fizer, farão comigo" não funciona comigo. Somos tratados exatamente como tratamos as pessoas, e não o contrário. Se a pessoa te traiu, não existe mais a relação de vocês, e portanto, trair "de volta" é atirar no cadáver. Na minha opinião, é imperdoável (e o pior é que já cheguei a perdoar isso, então notei que realmente não vale a pena, uma vez, sempre, se a pessoa fez isso, não te ama, acabe logo com isso). Bebida não é desculpa, pois se você deixou chegar ao ponto de estar sem julgamento, ninguém enfiou cerveja goela abaixo, você se pôs na situação e tem o poder-dever de não fazer nada de errado. Quando todos honrarem seus compromissos, o mundo vai ser um lugar melhor.
Até lá, eu faço a minha parte.