Comportamento, ciência, tecnologia, direito, política, religião, cinema e televisão, alguma controvérsia, algum bom senso, e um pouquinho de besteira, para dar um gostinho...

14 de dez. de 2006

Cadê minha banda?!

Mais um post informático... Estejam avisados...

Eu, como todo bom usuário de banda larga, fico meio indignado em ter uma certa banda livre... Me deixa meio agoniado imaginar que pago uma pequena fortuna para não estar usando este serviço em toda a sua potencialidade. Tento deixar meu computador o maior tempo possível ligado e baixando coisarada, mas mesmo assim, deixar seus torrents baixando a 40KBps é um sacrilégio se comparado com seus 60 disponíveis... Cadê os outros 20?! Isso sempre me irritou... Aí você faz dois downloads e esperava 30K em cada... Nada disso, 12 em cada... CADÊ MINHA BANDA?

Sempre paranóico e sempre tentando pegar tudo de novo que estiver na Internet, passo pelo menos umas 4 horas por semana estudando maneiras de deixar este sistema operacional horrível operando melhor, sim, eu uso Windows, não quer dizer que eu goste dele... Uso por questão de COMODISMO mesmo, MSN, Pangya, Steam, Counter-Strike, em resumo, besteira e jogos... Nestas horas, eu acabo fazendo misérias com o sistema operacional, mudando configurações profundas e misteriosas, alterando parâmetros obscuros, para tentar obter o máximo desse sistema. Já mechi em lugares do Windows que provavelmente nem os caras que criaram eles imaginaram que alguém iria fuçar.

Foi numa dessas incursões, pesquisando na Internet e indignado com minha banda "nem tão larga" que eu encontrei um conceito interessante, o tal do "Traffic Shapping". É claro que eu não desconhecia esse conceito, que permite reservar e organizar a banda, filtrando pacotes em tempo real, muitos roteadores tem essa tecnologia, mas nunca imaginei que ela poderia ser aplicada por software, muito menos diretamente na minha rede, mechendo com os protocolos e reorganizando essa "bagunça" que é o TCP/IP... Sinceramente, fiquei descrente!

CFosSpeed é o software, é a primeira vez em muito tempo que me deu vontade de comprar um programa... Basicamente, ele analisa sua banda e a maneira como você usa sua rede, reorganiza os pacotes tanto na entrada como na saída, de forma a garantir um fluxo constante, sem filas para os pacotes, garantindo que os ACKs tenham portas livres e assim mantendo a banda sob controle. Além disso prioriza pacotes dependendo do protocolo e aplicativo e aplica filtros sobre eles. Basicamente, estou agora, nesse momento ocupando 50K da minha banda de 60, com o bittorrent COMENDO, e ainda consigo navegar na Web em uma velocidade aceitável e ter o MSN aberto e funcionando, coisa que antes era impossível, era disparar um torrent e dar adeus a Net.

Então, aos "sem banda" como eu, meu recado: faça a BrT SOFRER, USE sua banda, faça eles chorarem ao verem que você está queimando os roteadores deles gastando TUDO que você está pagando para usar, passe essa informação aos vizinhos, amigos, baixe TUDO QUE PUDER da net, deixe o comp ligado FRITANDO o modem direto! Vamos mostrar prá eles que podemos ser pobres de banda, mas usamos ela até o limite! Eu pessoalmente olho pelo menos 3 filmes baixados por semana...

E tenho dito.

Um comentário:

Caio Verídico disse...

cara, é simplesmente desanimadora a tal "banda larga" no brasil, especialmente no nosso interior esquecido... Paga-se uma fortuna por um serviço horrível, um link ridículo que eu tenho vergonha de contar pros meus amigos americanos. (sim, porque se eu falo que tenho 800k, eles vão rir da minha cara, visto que o minimo lah eh 3mbits) Mas fazer o que, terceiro mundo é isso aí. Quem sabe um dia alguém se lembra de nós coitados do interior.