Comportamento, ciência, tecnologia, direito, política, religião, cinema e televisão, alguma controvérsia, algum bom senso, e um pouquinho de besteira, para dar um gostinho...

17 de jul. de 2007

iPhone

O novo telefone da Apple está causando sensação no mundo todo. Uma campanha de marketing impecável prometeu uma revolução em termos de smartphone, enquanto legiões de fãs esperaram ansiosas o lançamento do produto no último dia 29.

Mas afinal de contas, o que de NOVO tem o iPhone?

Eu digo... Muito pouco, quase nada...

Mas como não sou de afirmar nada sem provar, vamos ver algumas das aferidas vantagens do iPhone. Primeiro, ele é um iPod, automaticamente, herda muitas das características do iPod, ou seja, bateria interna, facilidade de uso, etc. Também herda muitos dos problemas do iPod, como a bateria interna, oops, eu já citei isso... A bateria interna é uma porcaria. Significa basicamente que se viciar sua bateria, não tem jeito, assistência técnica nele. Também significa que não existe uma maneira de realmente resetar a força do smartphone, pois ele sempre vai ter a fonte de alimentação.

Quanto a memória, o iPhone dá um show. De burrice. Onde já se viu fazer um smartphone com flash interna em torno dos Gigas ao invés de simplesmente fornecer um slot e cartões de memória? Ok, eu concordo que mesmo o mais simples tem muita memória, o que é mais do que suficiente, mas vejamos do ponto de vista técnico. Se a memória interna ferrar, adivinha, assistência técnica nele. Se meu MicroSD ferrar, eu compro outro, simples, fácil, mas nada parece fácil no mundo do iPhone.

Agora, o sistema de músicas. Ótimo, iTunes, aliás, sem ter um computador é praticamente impossível usar o iPhone, pois ele precisa ser ativado, e o iTunes entra nisso. Além disso, músicas, só compradas, não dá pra simplesmente meter sua coleção de MP3 ali e ele vai tocar, a não ser que você tenha um iTunes, funcionando e tenha comprado. Que saco. Existem programas que burlam isso e permitem ao iPod tocar, mas será que isso funciona no iPhone... Não! Mais uma barra de metal na cela chamada iPhone.

Falando em prisão, o único chip que roda atualmente no iPhone é da AT&T, e o contrato de exclusividade é de dois anos, basicamente, o iPhone não vai ser brasileirizado até lá, roaming para quem quiser... Além disso, ele tem uma câmera, mas ela não filma, apenas tira fotos. A interface pode usar skins, mas somente através de um hack. Basicamente, você sai da loja tendo pago uma mini-fortuna e ainda tem que pagar para usar o troço.

A navegação web parece boa, o browser é legal e o iPhone é dotado de WiFi, novidade? Não! O Nokia N80 do meu primo tem WiFi também... É mais barato, mais bonito e muito mais funcional, além de funcionar com qualquer chip, ter Skins, sistema Symbian e rodar milhares de aplicativos e jogos. ISSO É QUE É UM SMARTPHONE. Eu me atrevo a chamar o iPhone de DUMBPHONE, porque mais idiota impossível. E mais idiota quem compra ou fica todo alvoroçado. Ainda bem que o Steve Jobs é um marketeiro de primeira e sabe usar a burrice do povo para gerar esse frenesi em torno de um aparato eletrônico tão podre.

O iPhone tem DUAS características que surpreendem. A tela de toque com multitoque, ou seja, ela reconhece vários pontos de pressão na tela, permitindo usar dois dedos para operações com imagens, etc. Realmente, revolucionário, mas não muito útil, pois precisa de uma tela enorme e de muita vontade para querer usar mais de um ponto de toque... A outra característica é o sensor de movimento, que pode reagir a movimentos do telefone com ações. Por exemplo, se o telefone tocar, e eu levar ele a orelha, ele se atende. Interessante, mas útil? Acho que não. Assim como levantar o tel atende ele, sair voando do bolso e cair de um abismo também?

Meu Motorola A1200 tem tela de toque, sistema Linux altamente customizável, Internet por cabo USB, Skins, temas, programas nativos, jogos, toca MP3 e vídeos sem qualquer restrição, e vou parando por aqui.

Em resumo, meu Motorola A1200 e o Nokia N80 do meu primo desmontam o iPhone no meio... Eu imagino que os próximos celulares, tanto da Nokia, quanto da Motorola, vão ser MUITO melhores do que o iPhone, e sem as limitações e idiotices. O que faz o marketing com cabecinhas fracas, tsc tsc.

2 comentários:

Caio Verídico disse...

Ótimo "preview", Dani.
Realmente esse iPhone é muita badalação pra pouca revolução. O negócio de sensor de movimento é muito bacana e, apesar de ser novidade em celulares, o Nintendo DS já tinha isso em 2005 e era muito mais divertido hehe.

Sem falar que conseguir software pra isso aí deve ser uma missão impossível (ou muito cara).

Fico com meu N80 ainda por um bom tempo, estou muito feliz com ele e não me arrependi em nenhum momento de tê-lo adquirido.

ABRAÇO!

taste of coffee disse...

Teu celular também lança foguete? Pela propaganda...Rola algum dindim pro marketing? Brincadeirinha...