Comportamento, ciência, tecnologia, direito, política, religião, cinema e televisão, alguma controvérsia, algum bom senso, e um pouquinho de besteira, para dar um gostinho...

24 de out. de 2007

Naruto

Alguns anos atrás eu era viciado em séries de desenhado animado japonês tais como Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, Shurato, etc. Depois vieram mais séries, como Samurai X, YuYu Hakusho e outras, mais recentes.

Esse ano eu descobri mais um anime que vale a pena olhar. Pena que foi meio tarde, afinal, ele estreiou em 2003. Naruto.

Eu não vou descrever a série, afinal de contas, a Wikipedia fez isso melhor do que eu jamais faria, e também não vou ficar divagando sobre as sagas. Ao invés disso vou dizer o que me chama a atenção na série.

Eu me identifico muito com o Naruto, especialmente a versão mais velha dele (Shippuuden). Ele é viciado em macarrão instantâneo (Lamen ou Ramen), ele é fanfarrão e crianção e literalmente "se acha". Faz amigos muito rápido, e inimigos também. Confia demais e é desastrado, atrapalhado e empolgado demais. Mas o que mais chama atenção é que ele é PERSISTENTE. Ele nunca desiste, a não ser quando seu corpo simplesmente não se meche mais. Ele é vulnerável, não invencível... Pelo contrário, ele toma laço e muitos episódios acabam com ele no hospital todo quebrado. Ainda bem que a vila Shinobi onde ele mora tem excelentes ninjas médicos.

Eu vejo isso faltando em muita gente, esse espírito de luta, essa vontade impassível de vencer, de superar e crescer, e nisso Naruto é uma lição de vida.

E quem diz que é besteira olhar desenho, e que eu devo crescer. Notícia: melhor olhar desenho e aprender alguma coisa que olhar ou fazer qualquer outra coisa e não aprender nada.

Um comentário:

Caio Verídico disse...

Ainda não olhei... tô fugindo dos vícios hehehe, mas acho legal, pelo menos os que eu vi até agora achei muito massa. E anime quase sempre vale a pena ver, os que não são bons nem chegam no ocidente.