Comportamento, ciência, tecnologia, direito, política, religião, cinema e televisão, alguma controvérsia, algum bom senso, e um pouquinho de besteira, para dar um gostinho...

26 de fev. de 2008

Projeto: Rede Doméstica

Não tenho sentido muita empolgação com nenhum projeto em particular nos últimos tempos, a sequência Carnaval/Férias me deixou em um estado de completa lucidez, praticamente zen. Sem nenhuma preocupação durante 8 dias seguidos, meu cérebro entrou em um estado de animação suspensa no qual eu reservei energias para a jornada. Então fui chamado a trabalhar antes do tempo, e apesar do serviço ter sido puxado, aquilo apenas contribuiu para minha teoria, afinal resolvi em 5 horas um problema que poderia levar 5 dias para ser resolvido.

Enfim, agora de volta ao trabalho, começando as aulas na faculdade, resolvi que teria que "adotar" algum projeto pessoal para queimar meu tempo e neurônios, mas nada aparecia que parecesse valer a pena.

Foi então que aconteceu. Eu estava navegando pelo MercadoLivre, quando apareceu uma oferta. Um servidor Compaq Proliant 1600 velho e usado, dando sopa. E aquilo foi a inspiração que eu precisava. Um servidor! Claro! Eu com tantos serviços rodando em máquinas Windows toscas em casa, e um servidor ali, esperando, por 300 reais! É o preço do meu roteador sem fio! Não resisti, e comecei a pesquisa. Depois de 4 horas de completa imersão na Internet, eu notei que havia achado a fagulha que despertaria meu cérebro de seu estado dormente. Eu resolvi montar uma infraestrutura de rede e energia decente aqui em casa. Esse servidor é teoricamente totalmente compatível com Linux, então de imediato comecei a pensar em como transportar os serviços atualmente desorganizados do Windows para o Linux, de forma a rodar uma estrutura 24 horas de rede, aproveitando minha banda (que agora sofre com os limites da BrasilTelecom, razão para um post em poucos dias) e me provendo acesso constante à informação essencial.

Quase ao mesmo tempo, minha namorada me "doou" uma máquina velha, e meu irmão me "doou" um laptop (nada velho) com o LCD estourado. Que oportunidade! Somados agora, tenho 3 notebooks disponíveis. Um deles com o LCD estragado, o outro funcionando permanentemente conectado ao roteador e ao sistema de som aqui de casa, um notebook para viagens rodando bittorrent direto (o que praticamente deixa ele imprestável, Azureus é pesado). Tenho ainda um PC velho, e está para chegar o Servidor. Doando o meu antigo notebook para a namorada e ficando com o outro notebook na mesa, no lugar daquele, fico com 2 notebook potentes, um servidor, um roteador, um modem e um PC velho.

Foi muito rabisco, muita viagem, mas cheguei a configuração final da minha rede:

Modem D-LINK 500B - ADSL 2Mb

Cerberus - Roteador Wireless Linksys WRT54GL v1.1 - Rodando Linux Tomato v1.16, servindo como firewall, registrando o uso da banda, de conexões, servidor de tempo (NTP), DHCP, NAT e QoS.

Jupiter - Notebook HP Pavilion zv6000 - Rodando Windows XP Professional, interfaces de rede para os serviços principais (torrents, arquivos), servidor Multimídia (fotos, áudio e vídeo), MSN, navegação. Duas boot com Linux Gentoo, Gnome e todos os mesmos serviços do Windows.

Saturn - Servidor Compaq Proliant 1600 duplo processado (dual Pentium II 233) - Rodando Linux Gentoo, servidor de arquivos, serviços variados (HTTP, FTP, SSH, monitoramento, rTorrent, logging do roteador e das máquinas, estatísticas, MYSQL, PHP).

Mercury - Notebook HP Compaq nx6120 - Rodando Windows XP Professional, para viagens e multimídia (DVDs, filmes).

O modem está (obviamente) wired no roteador, que por sua vez distribui o sinal e conexões por todo o apartamento. Jupiter e Saturn ficarão ligados por fio ao roteador, enquanto Mercury ficará ligado pela wireless.

Além disso tudo, o Saturn deverá disponibilizar diversos serviços para a Internet (gerenciamento remoto dos torrents, VPN, SSH, HTTPS, etc...

Agora é só esperar chegar pelo correio e botar a mão na massa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eae, seguinte , pelo que leio do seu blog, você entende mais disso do que eu. Assim ó, adquiri um WRT54G a um tempo atras (sim, antes de ler que vc menosprezava o coitado :\) mas agora to com ele aqui e preciso de ajuda pra liberar as portas para o emule e utorrent, fiz alguns tutoriais que encontrei na net e não funcionou, se puder, entra em contato comigo:

fabio_muraro@hotmail.com

abraços

Fábio