Comportamento, ciência, tecnologia, direito, política, religião, cinema e televisão, alguma controvérsia, algum bom senso, e um pouquinho de besteira, para dar um gostinho...

3 de fev. de 2009

APCM e Legendas.tv

Ontem o site legendas.tv saiu do ar após muita instabilidade por dois dias. Tentei entrar no site da APCM, mas alguém fez um injection lá que manda um aviso e redireciona para o site Mininova.org (um dos maiores trackers bittorrent do mundo). Após brincar de desabilitar javascript, consegui ler a notícia, em que a APCM admite ter tomado medidas junto ao datacenter que hospedava o site para retirá-lo do ar.

04/02/2009 - aparentemente, os administradores do site da APCM simplesmente o TIRARAM do ar hoje. Depois de algumas horas, colocaram um aviso de site em manutenção.

São uns coitados mesmo, tomando medidas legais contra pessoas que pegam um texto e traduzem, como se isso fosse crime. É por isso que o Brasil não vai prá frente, as empresas preferem pagar para imbecis do que disponibilizar midia barata e decente. Preferem tentar travar uma tendência mundial do que se modernizar.

Recentemente, o site dattebayo.com parou de fazer a tradução e legendagem do anime Naruto Shippuuden. Eu fiquei triste, afinal, foram dois anos acompanhando. No entanto, eles disseram que pararam pois o referido anime foi disponibilizado por streaming através do site crunchyrol.com. Eles foram avisados pelos detentores dos direitos do anime. Isso foi nobre, para não dizer espetacular. Me inscrevi no site, paguei 6 dólares por paypal e assisto o anime uma semana antes de todo mundo. Uma legendagem que não é perfeita, mas serve. Quer dizer, os caras (donos do copyright sobre o Naruto) simplesmente foram espertos. Agora o mundo inteiro, não apenas o Japão, pode olhar Naruto, eles ganham dinheiro, e todo mundo ganha. E o Dattebayo se reservou o direito de parar de legendar, já que agora TODOS podem ver o anime, uma semana depois, de graça, ou algumas horas depois do Japão, pagando uma quantia ÍNFIMA. Além disso, o conteúdo é disponibilizado em alta resolução (prá falar a verdade, 5 resoluções diferentes).

Enquanto isso, as séries americanas continuam indo ao ar, sendo ripadas, legendadas e baixadas. Que contramão da tecnologia.

Por isso eu digo: essas empresas deveriam ser extintas, e leis criadas sobre a disponibilização de conteúdo. Se não são capazes de mandar para todos, deveria ser colocado sob domínio público. Internet está aí para isso. Não me façam ter que comprar DVD em camelô, por favor.

Além disso, no Brasil, só se consegue ver essas séries na Sky, com uma qualidade sofrível que é um lixo numa TV decente. Quando sai o DVD, com 6 meses de atraso, somos obrigados a aludar o dito cujo ou comprar ele a preços exorbitantes.

Enquanto isso, conseguimos mídia digital de altíssima qualidade, full HD, na Internet, gastamos banda, e mensalidades, e aproveitamos toda a qualidade que não vai chegar aqui nem em 2 anos. HD DVD? Blueray? Simplesmente não pegou a moda. E continuamos com mídia caras, e ridículas.

Meu computador já é ligado na TV por causa disso. Não tem como aproveitar a TV a não ser assim, ou comprando um aparelho caríssimo que vai ficar carente de mídias para tocar, ou vão ser caríssimas e proibitivas.

Só paro de baixar quando esse quadro mudar. Até lá, boa sorte a estas empresas, atacando o povo que compra suas mídias. E fazendo eles não comprarem mais.

Nenhum comentário: