Comportamento, ciência, tecnologia, direito, política, religião, cinema e televisão, alguma controvérsia, algum bom senso, e um pouquinho de besteira, para dar um gostinho...

15 de mar. de 2010

Ilusões

Cheguei a conclusão que muitas das nossas atitudes são iniciadas por ilusões. A nossa mente prega peças e nos faz agir de forma tão ilógica que basta um minuto de meditação para ver o quão estúpido fomos.

Tem um amigo meu que anda sempre com o carro na reserva do tanque. Quando a luzinha amarela alertando para a iminente falta de combustível já está ali um bom tempo, ele vai no posto e coloca 20 reais. E continua andando, nesse ciclo. É uma ilusão. Se você completar o tanque, vai gastar 120 reais, mas vai andar 6 vezes mais do que andaria com 20. É um fato lógico irrefutável. Além disso, vai evitar o acúmulo de sujeira nos bicos pela baixa concentração de gasolina (e alta de sujeira) no fundo do tanque e potencialmente evitar ficar na estrada sem combustível.

Enquanto isso, tem gente que gosta de promoções. Se tem uma coisa que eu aprendi na vida, foi que "onde tem alguém ganhando, tem alguém perdendo". A lei universal do comércio diz que um comerciante nunca leva tufo. Nunca sai no prejuízo. Se ele fez uma promoção com 50% de desconto, ele antes disso foi elevando os preços até 60%, de maneira que o lucro básico ele ainda está ganhando (e mais 10%). É uma ilusão achar que uma loja está fazendo promoções e não está ganhando lucro. Isso é um atrativo ao consumidor, mas é uma ilusão, pois na verdade estamos pagando o mesmo preço que pagaríamos quando a mercadoria estivesse no preço normal. Eles descontaram apenas os acréscimos que eles mesmos colocaram.

Ainda outra situação. A gana. A vontade de se comprar uma coisa, vemos um produto, e nossa emoção é tão forte que nos faz comprar. É uma compulsão, um ato impulsivo. Nosso cérebro nos engana fazendo achar que não vamos ter outra oportunidade, que vamos criar inveja, que vamos ser melhores. No entanto, duas semanas depois, o preço diminuiu 30%, e estamos ferrados. Ainda temos que aguentar um amigo dizendo que pagou um valor BEM inferior no mesmo produto. É uma ilusão. Aguardar com paciência recompensa na maioria dos casos, basta controlar estes impulsos. Vide meu post sobre o EEE que comprei sem ler direito o anúncio.

É triste, viver com estas ilusões, cair em algumas nelas, depois analisar e ver que a gente se ralou. Ontem mesmo escapei de me ralar na compra de um computador novo. Parecia uma oferta imbatível. Não fosse não ser. E só vi isso pois segurei a vontade por um dia, e resolvi pesquisar um pouco.

A paciência se paga. Compensa.

Um comentário:

Caio Verídico disse...

Realmente, o lucro sempre deve existir. Principalmente quando se trata de BANCO. Esses sim, nunca saem perdendo.