Comportamento, ciência, tecnologia, direito, política, religião, cinema e televisão, alguma controvérsia, algum bom senso, e um pouquinho de besteira, para dar um gostinho...

19 de ago. de 2013

O post mais acessado - Igrejas

Mais de 10 anos escrevendo nesse blog, e as estatísticas não mentem. O post mais acessado, mais comentado e mais polêmico não é nenhum falando sobre religião em si. Sobre minha escolha de ser ateu (que nem havia tomado na época), ou sobre Informática, é o velho e bom Spiderman e Satanismo, talvez pela escolha de palavras: a palavra satanismo parece tabu. A não ser que você, como eu, seja ateu, então Satã não existe, é apenas mais um mito criado por seres humanos, e portanto, o restante perde o significado também.


Mas o interessante é que eu não falei sobre religião no post. Na verdade falei mais sobre o Homem Aranha do que sobre qualquer outra coisa. Claro que as pessoas invocaram a Bíblia para me contradizer, então fui obrigado a me manifestar sobre isso, e explicar que não é um argumento relevante para a discussão, mas isso não altera o fato de ser o post mais acessado, e mais comentado, e o motivo? Fala sobre um Pastor. A personificação de uma igreja. Igrejas não podem ser contestadas! Estão acima das regras, acima de críticas, acima de julgamento pois representam deus. Me poupe. Critico mesmo. O problema é tão acirrado que mesmo quando o cara concorda comigo, ele me critica antes (vide último comentário, postado HOJE, sim, 6 anos depois do post).

Igrejas são instituições. Como as associações, só que recheadas de privilégios pois os políticas sabem que religião ganha votos, então eles cobrem as igrejas e templos de exceções as regras, tornando elas ótimos alvos para charlatões bem apessoados e simpáticos cativarem o povão pouco instruído ou os impressionáveis e angariarem milhões, sem impostos, para seus próprios bolsos (vide o fenômenos das neo-pentecostais).

Num país onde a educação vai de mal a pior, onde a miséria faz parte da vida cotidiana e onde o governo prefere fazer estádios de primeiro mundo do que hospitais de primeiro mundo, e o povo não só concorda, mas aplaude essa atitude, esse tipo de golpe prevalece...

Nenhum comentário: