Vitórias
O que é uma vitória? É sair vencedor em uma contenda contra um algoz, o inimigo. Algo a ser celebrado e admirado, sem dúvida! Contos de vitórias lendárias na arte são fonte constante de entretenimento e provocam admiração e inspiração.
Quando eu penso em vitórias no atual contexto, no entanto, eu vejo que o foco mudou. Antes o inimigo era externo, visível e claramente definido. Até hoje ainda existe quem acredite neste conto: que existe um inimigo a ser combatido, e da derrota deste restará um mundo utópico melhor. Hoje em dia o maior inimigo nos fita, provocativamente, todo dia, quando nos olhamos no espelho.
E as vitórias, essas mudaram também. Emagrecer é uma vitória, ficar saudável através de exercícios, conquistar um título acadêmico, superar os limites impostos por nós mesmos passou a ser vitória maior. A auto-ajuda cresce vertiginosamente, e o maior motivo é que nos tornamos nossos maiores inimigos. A preguiça, aliada ao entretenimento praticamente infinito, nos transforma em sedentários. O fracasso eminente a cada passo nos impede de buscar novas colocações acadêmicas e profissionais. A rotina nos entorpece e impede a busca da felicidade. Não essa felicidade radiante dos filmes. A menor, mais escondida, felicidade de estar vivo. A vida pulsante, a descoberta, a curiosidade e o fascínio.
Não estou dizendo que devemos nos dedicar à uma busca constante. A felicidade acontece por acaso e a cada momento. Basta prestar atenção.
E talvez comemorar menos as vitórias contra si mesmo. Afinal de contas, se você é seu pior inimigo, talvez seja a hora de entrar em uma trégua?
As redes sociais nos bombardeiam com pessoas radiantes, com energia de sobra, totalmente diferentes de muitos de nós em tantos níveis. Uma vitrine constante das vitórias que não obtivemos sobre nós mesmos. Uma lembrança sempre presente das derrotas que sofremos pela apatia, e dos limites que impomos à nós mesmos pois a mente conformada é uma mente tranquila.
Mas pense bem. Ninguém é igual. Apesar da mídia nos impor uma imagem ideal, inalcançável, editada e invejável, você não precisa ser nada daquilo.
É sempre bom investir em você mesmo, e aí se encontra o grande equilíbrio que parece ter se perdido entre as propagandas. Nem tudo é possível se você se dedicar. Você não é igual a ninguém. As capacidades e aptidões físicas e mentais variam tanto entre indivíduos que é impossível comparar pessoas. Não existe "bala mágica", tratamento milagroso que funcione em todos os casos, programa de treino que qualquer um possa usar. A cultura da auto-ajuda, aliada a nosso momento "pós-verdade" torna muitas pessoas deprimidas e desiludidas. A régua passada sobre os pontos fracos e fortes do indivíduo acaba com o psicológico, e as vezes o físico, e resulta em seres humanos doentes.
Fazer o seu melhor e encontrar motivação não é fácil, mas não é impossível. Se conformar é bem mais fácil. Ainda assim, não importa o seu melhor, não vai ser possível ser perfeito, ou ser a imagem que você quer pois foi instruído assim por um bombardeio alarmista de mídia. Se conforme em ser o melhor que você conseguir, e busque a felicidade nos pequenos e incessantes momentos vividos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário