Comportamento, ciência, tecnologia, direito, política, religião, cinema e televisão, alguma controvérsia, algum bom senso, e um pouquinho de besteira, para dar um gostinho...

19 de nov. de 2005

Máscaras e mais máscaras

Ontem fui repreendido por causa do meu "gênio". Segundo o autor da repreensão eu sou muito ríspido e "estourado", não sei lidar com as pessoas e trato os outros mal. Sinceramente, eu sou um cara que usa poucas máscaras, simplesmente isso. Todo mundo usa máscaras, todos, sem exceção fingem ou vão fingir para salvar a própria pele um dia, se não o fizeram ainda. Depois de certa idade, a gente começa a viver em sociedade, e a sociedade exige coisas que não podemos dar sem fingir, sem mentir e sem deixarmos de ser o que somos de verdade. Fingimos no trabalho, em casa, no estudo, no relacionamento, fingimos que gostamos de coisas que odiamos, fingimos que nos importamos quando na verdade pensamos "melhor ele do que eu". Uma vez eu já mencionei que o ser humano tem natureza egoísta, não se iluda, se alguém tiver algo muito importante em jogo, não vai pensar duas vezes antes de passar por cima de tudo e todos, inclusive você, prá conseguir o que quer.

Somos na verdade todos atores tentando interagir nesse mundo em que todos estão contra todos, e com raras exceções, o companheirismo e o sentimento acaba quando tem algo maior em jogo.

Em suma, eu fui repreendido pois falo o que penso e minha face reflete com perfeição o que sinto, mas eu estou mudando isso, a gente tem que mudar prá poder se "adaptar" e não fazer os outros se sentirem tão mal por serem completos idiotas. Sinceridade, esse sentimento vai esmaecendo com os anos, pelo menos crianças são sinceras, ainda temos salvação.

Todo dia ponho minha máscara de "Não foi sua culpa, eu conserto", prá que não vejam minha cara de "Tu fez merda denovo, mas que porra, vai meter a mão no CÚ se não sabe o que tá fazendo, se fizesse só teu trabalho ainda tava funcionando", isso no trabalho. Na faculdade eu tenho que por a "Oi, tudo bom? E a vida?" e escutar as churumelas, quando queria dizer "Isso é tua culpa, o tempo tudo cura, te ergue e anda com as próprias pernas, esquece isso, se esforça, nada cai do céu". Nos meus relacionamentos anteriores, "Não tem nada de errado, tudo bem, sério!", enquanto pensava "Mas que criança grande, ûte imaturidade, preguiçosa, inútil, e ainda se acha". Tudo para se manter socialmente "aceitável", mas fazer o que, vou continuar, é simplesmente o motivo por ainda vivermos em grupos. Um dia serei tão individualista que não vou aguentar mais ninguém, pelo menos a guria que estou agora é sincera e estourada que nem eu.

E eu sempre me considerei um espírito tolerante, imagina só...

Um comentário:

Anônimo disse...

Creio que quando escreveu o texto, ainda estava, de certa forma, transtornado pela repreensão recebida. Acredito que você a achou injusta, talvez pela qualidade que você apresenta em seu trabalho, porém, como não poderia ser diferente (he he he), discordo em um ponto, vejamos:
Quando vc fala ..."Todo dia ponho minha máscara de "Não foi sua culpa, eu conserto"... eu não considero máscara. Simplesmente é o básico de educação que se deve ter para viver em sociedade. Tudo bem que é um saco ter que consertar coisas que não precisariam, mas é preciso ter educação sem, necessariamente, precisar de uma "máscara". Não podemos confundir sinceridade com falta de educação. Caso você seja "expert" em algum campo específico, parabéns!!! Porém, você não sabe tudo e, algum dia, você vai fazer a suposta "merda" em outra atividade e vai esperar encontrar ajuda de uma pessoa educada e não "mascarada". Observe aí, mais uma vez, o extremismo em suas opiniões!!! Abraço!!!