Spiderman e Satanismo
Cada dia me surpreendo mais.
Acabei caindo neste vídeo, que mostra um pastor evangélico obviamente doido de pedra falando sobre satanismo, e mencionando o Homem-Aranha como um símbolo satânico disfarçado.
Ele aponta que o símbolo que o personagem faz com os dedos na hora de lançar as teias é o símbolo de satanás, do diabo, que são os dois "chifres" do diabo. Sim, com certeza.
Agora, vamos saber a verdade. Muitos nunca leram as revistas em quadrinhos, ou viram os desenhos, ou sabem da história inicial do homem-aranha. No filme, para ser possível caber uma história tão complexa em tão pouco tempo, muita coisa foi adaptada ou simplesmente omitida na criação deste personagem.
Nem vou mencionar as óbvias e valiosas lições de moral do filme, sobre a responsabilidade e o arrependimento. Sobre o perigo de se deixar levar pelo poder e ser seduzido por ele. Sobre encontrar o mal em várias formas, mesmo as mais inocentes. Sobre combater sem tréguas, e deixar de lado os interesses individuais para o bem de todos.
O que quero deixar claro é o tal "símbolo" que o pastor tão fervorosamente prega como satânico.
O Homem-Aranha original não adquiriu a capacidade de "soltar teias" como no filme. Quando a aranha mutante picou ele, ele não criou "glândulas" capazes de soltar teias, e que funcionam pelo seu pensamento. Ele ganhou o CONHECIMENTO químico necessário para sintetizar uma teia, para ser mais exato, um fluido que passado por um lançador era capaz de formar teias. Ele também criou esse lançador, que se parece com um spray, e é vestido como um relógio em seu pulso na série original. Cartuchos de fluido de teia devem ser usados com este lançador para formar teias.
Como ele explica para uma criança em um episódio em que pensa em desistir de ser super herói, o lançador é acionado por um botão, que fica localizado na palma de sua mão. Através de pressão específica com dois dedos neste botão, ele pode mudar a forma e a consistência das teias, tecendo padrões, formando fios ou simplesmente lançando bolas. Essa pressão de dois dedos sobre o botão do lançador formou o característico sinal, que foi mantido na versão filmográfica por ser parte da assinatura individual do personagem, mas ficou totalmente "perdido" e sem sentido, já que no filme existe uma glândula que solta teias.
Inclusive, uma das características do homem-aranha era entrar em encrenca quando acabava seu fluido de teia. Depois de uma luta demorada, não era raro ver o herói fugindo por ter sua principal arma desabilitada, ou para recarregar o lançador com cartuchos novos.
Eu tenho pena deste pastor, um pouco pela falta de conhecimento, um pouco por usar técnicas conhecidas para iludir e enganar mentes frágeis, roubando dinheiro e vidas num hipocrisia sem fim. Ele consegue achar símbolos satânicos, mensagens subliminares escondidas e maldade em tantas formas que chega a ser ridículo. Se analisar com atenção, podemos achar tais coisas nos mais inocentes locais, são acidentes, erros, ou simples acaso. É o que os psicólogos chamam de "interpretação de manchas de tinta", quando diferentes pessoas vêem diferentes coisas em formas totalmente aleatórias, indicando traços de personalidade e distúrbios. Esse cara é totalmente maluco.
Quem quiser ver o mal, consegue vê-lo em qualquer lugar, até onde só existe o bem.