Comportamento, ciência, tecnologia, direito, política, religião, cinema e televisão, alguma controvérsia, algum bom senso, e um pouquinho de besteira, para dar um gostinho...

2 de ago. de 2007

A Saga do meu HD com bad blocks!

Hoje completei 11 dias de sofrimento. Depois de descobrir que meu disco rígido tinha defeitos irrecuperáveis (bad blocks) e tentar desesperadamente recuperar as informações para manter meu sistema Windows que depois de 2 anos sem formatações estava começando a me dar orgulho. Investi quase 1000 reais em peças para repor e dar uma certa segurança para este sistema maldito, apenas para investir longas horas em jornadas de cópias infrutíferas de noites inteiras.

Hoje, na vigésima tentativa, resolvi copiar todo o conteúdo do disco para a unidade USB, e retornar da unidade USB para o disco rígido novo. Apenas para bootar um "Disk Error" tosco... Agora estou decidido a fazer uma aproximação diferente. Vou instalar o Windows do zero, e depois copiar todos os arquivos. Afinal de contas, eu tenho um sistema lá, só o próprio sistema é que não sabe.

Vamos ver por onde passei até chegar onde estou:

Tentativa de cópia bit a bit com Norton Ghost (Windows), dd (Linux).
Tentativa de cópia de arquivos com o Unstoppable Copier (Windows) e tar e cp (Linux).
Tentativa de cópia por arquivos no DOS, Linux, Windows XP, Windows 98.
Na falha, resolvi converter a unidade para NTFS, GRANDE ERRO!
Após copiar tudo sem falhas no Windows, agora não consigo bootar a unidade de jeito nenhum.

Enquanto isso, uma alegria. Semana passada me ofereceram um computador novo no serviço. Depois de dois anos recusando e aprimorando meu Linux, eu cedi. A máquina nova tem um grande potencial, vou listar a configuração de ambas as máquinas (velha e nova):

Velha:
Athlon XP 1.7GHz, 512 MB de RAM, 256K de cache no único processador, um disco de 40GB mais um de 10GB, ambos IDE PATA, gravador de CD, placa de vídeo off-board NVidia AGP 128MB GForce FX4200, resto on-board.

Nova:
Pendium D (Core Duo) núcleo duplo, 1MB de cache em cada núcleo, 2.6GHz, 1GB de RAM, disco rígido de 80GB SATA, gravador de DVD e CD, placa de vídeo Intel on-board 128MB, resto on-board.

Estava resolvido a "migrar" meu Linux, um Gentoo criado a pão de ló. Se não fosse possível, recusaria a máquina nova. Entrando em contato com a lista de usuários em inglês do Gentoo, me aconselharam diversas aproximações... Desde copiar o sistema todo e rezar, até começar do zero. Achei que uma mescla das duas seria a melhor.

Após apanhar um pouco, instalei o sistema base. Tive problemas com a placa de rede por causa de erros de compilação do Kernel, mas nada grave. Isso atrasou um pouco os planos. Passei minhas configurações por rsync para a máquina nova e passei algum tempo debugando os problemas referentes a arquitetura diferente e as diversas configurações diferenciadas das duas máquinas, tanto em hardware como software.

Após resolver estes probleminhas, bootei meu novo kernel completamente funcional e comecei a mecher nos programas. O portage (sistema de manutenção de software do Gentoo) fez a maior parte do trabalho pesado, e em dois dias eu tinha todo o software recompilado para a nova arquitetura "prescott" a qual pertence o Pentium D.

Após algumas compilações e tunning, o sistema estava de pé, e migrei ele definitivamente, desativando meu velho de guerra Athlon XP. Depois acabei ligando ele novamente para pegar detalhes, como a crontab (serviço de agendamento do Linux) e as configurações personalizadas do udev.

Em resumo, em 7 dias migrei SEM PERDA ALGUMA um sistema completo, com uma mudança de hardware explêndida e diversas nuances.

E depois de 11 dias, ainda não consegui passar meu XP do HD velho pro novo no mesmo Notebook.

Que saco...

Nenhum comentário: