Comportamento, ciência, tecnologia, direito, política, religião, cinema e televisão, alguma controvérsia, algum bom senso, e um pouquinho de besteira, para dar um gostinho...

2 de dez. de 2010

Media Players

Sou usuário convicto do SMPlayer. Um player baseado no mplayer do Linux, que na minha modesta opinião é um dos melhores media players do mercado. Toca literalmente tudo, sem precisar da confusão de codecs gerada pela maioria dos players baseados em DirectX. Outro player que se destaca é o VLC, Video Lan. Muito bom player, também não é baseado em codecs DirectX, e esse modelo standalone é bom para gente que como eu não quer poluir o sistema com codecs desnecessários.

No mundo dos codecs, existem algumas opções, a primeira, que nem deveria ser uma opção, é o próprio Windows Media Player. Infelizmente, os atalhos do teclado são praticamente inexistentes por esse player se basear em comandos multimídia. O problema é quando se quer voltar um pouco apenas, ou avançar pouco também. Mesmo colocar e tirar da tela cheia exige uma combinação mística do teclado (ALT+ENTER). No SMPlayer tudo que se tecla é "F".

Outro software desse estilo é o MPC (Media Player Classic), um media player com um skin parecido com o antigo WMP do Windows 98, rápido, fácil de usar e bem configurável.

Existe também o BSPlayer. Eu não sou de difamar softwares, mas farei uma exceção. Um amigo me convenceu a testar o BSPlayer. Para começar, ele não respeita o DPI do Windows. Lixo. Na minha tela de 32 polegadas rodando a 1920x1080, o BSPlayer virou um "pontinho" na tela. OK, não tão pequeno, mas muito pequeno para se ler. Acabei não me acostumando com os comandos de teclado e a constante necessidade de acessar menus para fazer configurações, prefiro teclas de atalho. Resolvi que tinha sofrido o suficiente e desinstalei o dito-cujo. Má idéia, a desinstalação "meio" falhou, tentei reinstalar e desinstalar, apenas para não conseguir. Resultado: meu registro cheio de réstias, meus CDs de áudio marcados como reproduzíveis por aquela porcaria que nem mais existia no meu disco. Confusão. Num ato de fúria resolvi ir no registro e apagar tudo que continha "BSPlayer". Resolveu.

Resumo da história, se você procura por um ótimo player, standalone, que não use codecs compartilhados nos cantos do sistema e milhares de entradas no registro, que não deixe réstias depois da instalação e seja extremamente fácil e compatível: http://smplayer.berlios.de/ fica a dica

Nenhum comentário: