Comportamento, ciência, tecnologia, direito, política, religião, cinema e televisão, alguma controvérsia, algum bom senso, e um pouquinho de besteira, para dar um gostinho...

24 de dez. de 2010

BitTorrent, banda e gráfico

Algum tempo atrás, publiquei um post exaltando o BitTorrent, e algum tempo antes, o meu roteador sem fio. Contei meu drama tentando fazer com que meu roteador não travasse e reiniciasse com a demanda do BT, e como a Linksys fez bobagem transformando um ótimo roteador num pedaço de lixo sem fio.

Feito o flashback, voltamos ao presente. Algumas pessoas ainda duvidam do poder do QoS e dos roteador da Linksys WRT54G (ver. 1, 2, 3, 4, L e TM). Claro que nada vai te salvar se a banda de entrada estiver atolada, mas protocolos e prioridades podem deixar a net navegável mesmo com 80% da banda ocupada.

Tenham em mente que isso também é uma briga com a operadora de telefonia, no caso do monopólio em minha cidade, da Oi (antiga BrasilTelecom), que corta conexões, desacelera e tenta de tudo para dar banda para seus clientes corporativos, que pagam 5 ou 6 vezes o que pagamos pela mesma banda. Enquanto isso, nós, usuários domésticos experientes, sofremos.

Entre truques como expire_early (fazer com que conexões inativas sejam descartadas de tempos em tempos), trocar as portas de comunicação a cada 1 hora automaticamente, implementar controle de tráfego de entrada e saída e monitorar a banda, vamos levando. E acreditem, esses truques funcionam. As pessoas que compraram roteadores de mim realmente acham que usam a web, com downloads HTTP e FTP em sites de compartilhamento tendo que esperar para serem "atendidos". Usar um roteador é escrever isso em uma interface HTTP com o Gmail aberto e o BT rodando a toda, e conseguir isso:


Se você entendeu o gráfico, sabe do que estou falando!

Nenhum comentário: