Comportamento, ciência, tecnologia, direito, política, religião, cinema e televisão, alguma controvérsia, algum bom senso, e um pouquinho de besteira, para dar um gostinho...

16 de mai. de 2012

Perdendo as esperanças

Hoje como de costume fui ler as últimas notícias no Google News.

Mas o que eu li na parte de tecnologia me deixou perplexo, a notícia não é tão ruim, o problema foi o anúncio e a maneira pela qual ela veio. Hoje aprovaram uma nova lei sobre crimes cibernéticos, faltando apenas a anuência presidencial. A lei, um misto entre a Lei Azeredo (também chamado de AI5 Digital) e uma lei que tem como autor (entre outros) o deputador Paulo Teixeira, foi aprovada por unanimidade em uma sessão ridiculamente curta, mesmo o texto estando sujeito a inúmeras revisões.

Segundo um dos votantes, a Lei foi influenciada principalmente pelo episódio Carolina Dieckmann. Imaginem isso! Uma atriz global tem fotos indecentes suas publicadas na Internet e a Câmara aprova uma LEI POR CAUSA DISSO! Esse país está perdido, nunca seremos levados a sério enquanto isso continuar. Alguém lembra do episódio "Daniela Cicarelli"?

Agora cada nuvem cibernética que fizer a cagada de clicar em um link tosco em um email ridículo, preencher seus dados e/ou instalar um malware que permita acesso remoto ao seu computador pessoal estará protegida por uma lei! Que legal! Como diria o Caceta e Planeta: seus problemas se acabaram-se!

Antivírus? Firewall? Bom-senso? Prá quê? Temos a "Lei Carolina Dieckmann" para nos proteger dos cibercriminosos!

Seja uma atriz global ou o Zé Aruela da esquina que "formata PCs" para viver, todos precisam ter conhecimentos básicos se quiserem estar na Internet. Todo Internauta deveria fazer um teste, como a prova da Carteira de Motorista, sob pena de, usando uma ferramenta, colocar a si mesmo e outros em perigo. Vamos mais longe, se você já usou uma câmera digital, caixa eletrônico, dirige um carro (sim, tem um computador no seu carro, provavelmente), usa um telefone celular ou trabalha com um computador, você precisa saber o mínimo sobre como ele funciona. E não, não é pedir demais!

Mas qual o motivo? Para que você não fique vulnerável, nem sua família. E não estamos falando sobre fotos indecentes, estamos falando sobre informações pessoais, fotos normais, detalhes da rotina que podem levar a um sequestro, a dinheiro suado de sua conta bancária roubado, perigo para seus familiares e amigos.

O nosso problema é outro, mais viceral. Falta de educação! E esse PODE, de fato, ser resolvido com uma (ou várias) leis. Leis que destinem recursos de nossos suados (e ridicularmente altos) impostos para a educação.

Um comentário:

Caio Verídico disse...

Eu acho que isso só tende a piorar mesmo. Internet no Brasil é uma piada em todos os sentidos.