Comportamento, ciência, tecnologia, direito, política, religião, cinema e televisão, alguma controvérsia, algum bom senso, e um pouquinho de besteira, para dar um gostinho...

4 de mai. de 2012

Mais desventuras informáticas

Dois anos atrás, quando comprei meu HTPC, sabia que ia ter que lidar com um fator muito importante. Temperatura. A poeira de nossa terra vermelha aliada aos verões imperdoáveis com seus 32 graus celsius certamente "cozinharia" as entranhas da minha maquininha. Afim de proteger meu investimento, tive que investir um pouco mais. Encomendei um Cooler Zalman CNPS8700 LED do eBay. Optei pelo modelo LED mesmo sabendo da existência do modelo NT, que seria mais moderno, pois ao meu ver a diferença de preço não faria diferença na performance, quando muito, pelas especificações, o LED teria um fan mais rápido... Ledo engano.

O detalhe é que minha placa mãe, uma DH55TC da Intel, possui um sistema chamado PWM (Pulse Width Modulation) que controla a velocidade de todos os ventiladores do sistema. Embora os ventiladores dos chassis possuam controle de velocidade por regulador de voltagem, o da CPU não tem. A diferença entre um e outro é apenas um fio a mais no conector. O modelo LED não tem PWM, o NT tinha... Quando notei a bobagem que tinha feito, era tarde.

Para tentar consertar, acabei tendo que gastar mais dinheiro. Comprei um dispositivo chamado Nanoxia PWMX, que teoricamente converte qualquer cooler modelo normal em um cooler PWM, convertendo os sinais PWM da placa mãe em regulação de voltagem para o fan e assim permitindo o uso de um fan normal em uma controladora PWM em baixas velocidades.

Pois bem, acabou dando certo, por dois anos. Meses atrás cheguei em casa da viagem de final de semana e fui assistir um filme (Full HD, claro) e o filme começou a travar. Indignado, imaginei que o processamento estaria comprometido pelo antivirus ou sei lá, e resolvi habilitar aceleração de hardware na GPU, funcionou, o filme ficou smooth novamente, por uns 2 minutos, quando então a máquina desligou do nada, me causando o maior susto.

Ao religar a máquina, CPU OVERHEAT aparece na tela.

Abri o case, e o fan estava parado! Dei uma "ajudinha" com o dedo, ele voltou, por alguns segundos, parando novamente. Minha máquina havia funcionado o final de semana inteiro sem fan, com refrigeração passiva.

O barato sai caro, encomendei um novo CNPS8900, dessa vez com a certeza que ele é PWM, demorou uns dois meses, mas veio. Junto comprei dois reguladores de voltagem variáveis para colocar nos cases de HD e regular as velocidades das ventoinhas destes também.

Depois de instalado (para instalar esse cooler, é necessário remover completamente a placa mãe afim de afixar a moldura traseira), tudo remontado. O sistema não iniciou. Ainda bem que eu tenho backups, até dos backups. Recuperado o backup das 4 da matina do mesmo dia, tudo de volta ao normal. A noite também instalei os reguladores de voltagem nos cases externos, e o silêncio voltou a reinar na minha sala de estar. Que maravilha!

Nenhum comentário: