Comportamento, ciência, tecnologia, direito, política, religião, cinema e televisão, alguma controvérsia, algum bom senso, e um pouquinho de besteira, para dar um gostinho...

22 de abr. de 2012

Profissionais

Eu passei boa parte da minha vida estudando. Além das matérias óbvias e dos assuntos considerados divertidos por mim, passar pelo ensino fundamental, médio, superior (sem nunca ter me formado), eu estudei na maior parte do tempo Informática. Em casa e no trabalho eu tenho um conjunto de máquinas e ferramentas que me permitem usar meus conhecimentos na área. Eu sou um Informata, eu conheço tecnologia, me atualizo sobre o assunto e consigo lidar com problemas nessa área e solucioná-los com relativa facilidade.

Falar é fácil, mas hoje comecei a me dar conta do que realmente isso significa. Quando somos proficientes em algo, nos parece ridículo alguém não entender, no entanto, com o tempo e experiência é que vem essa sensação, ela nos prepara para desafios mais difíceis. É como o maratonista que, no começo de seus treinos, em tenra idade, mal conseguia correr 100 metros, e hoje consegue correr vários kilômetros.

Da mesma forma, eu encaro os problemas normais em computadores e outros dispositivos ligados a tecnologia como obstáculos fáceis. Mas o resto do mundo não funciona assim, cada um em sua própria área é um especialista, isso diferencia os profissionais do "resto". Quando alguém fica tão bom na sua área que despreza o conhecimento adquirido, simplesmente pois há tanto mais a aprender, é que se nota que ali existe um profissional. Dica, se não chegou lá, ainda dá tempo, corra atrás do que gosta de fazer e se torne um profissional.

Agora, obviamente não podemos saber tudo sobre tudo, e um profissional geralmente tem conhecimento em sua área específica, então o que fazemos quando temos um problema em uma área que nos é desconhecida, ou que não temos familiaridade? Nós contratamos um profissional, pagamos ele para utilizar seu vasto conhecimento no assunto e nos livrar do problema. Isso acontece o tempo todo. Quando ficamos doentes, vamos a um médico, quando o carro quebra, vamos para a oficina falar com um mecânico. Estes profissionais solucionam usando seu conhecimento nossos problemas, e compensamos eles pelo tempo gasto, com um pagamento.

Se você não quer gastar dinheiro contratando um profissional, vai ter que gastar tempo estudando o assunto, para tentar resolver o problema você mesmo. É por isso que temos conhecimentos básicos sobre eletricidade, para que não precisemos chamar um profissional para trocar uma lâmpada, por exemplo. Essa analogia se aplica a vários campos. Quando você toma uma aspirina para dor de cabeça, quando troca o pneu do carro. São conhecimentos básicos adquiridos que evitam que se precise chamar um profissional o tempo todo.

O detalhe é que a tecnologia está de tal forma presente em nossas vidas, que TODOS acabamos precisando ter conhecimento básico sobre ela, para podermos utilizar as ferramentas que nos cercam e que, mesmo não tendo relação direta com nossa área de conhecimento, nos permitem aplicar o que sabemos e realizar nosso trabalho, por vezes de forma mais ágil ou concisa. Agora, quando chegamos no limite do conhecimento básico, que fazemos? Precisamos chamar um profissional. Lembre-se também do escopo da profissão, todos somos contratados para um serviço específico, e qualquer coisa fora dessa atribuição é um favor. Não use um profissional como se ele fosse pago para fazer favores e nunca confunda o ambiente de trabalho com o pessoal.

Portanto, o profissional nunca deve ser menosprezado. Não existem "ajudinhas" simples. Se você chegou ao ponto de ter que chamar um profissional, ou não teve tempo de estudar o assunto para tentar solucionar o problema, ou simplesmente faltam as ferramentas necessárias para fazê-lo. Pense no tempo e talento necessário para chegar ao ponto de ganhar a vida fazendo algo exclusivamente. Embora favores entre familiares e amigos não machuquem, e a gentileza de pequenas ajudas seja sempre bem-vinda, agradecimentos também são. A ajuda que pareceu algo insignificante, que levou "um minutinho" para acontecer depende de talento, conhecimento e prática construídos ao longo de anos, quem sabe décadas de dedicação a um tema específico. Agradeça, e permaneça grato por ter um profissional ao seu lado pronto para ajudá-lo, e que fez um grande favor, emprestando seu conhecimento para resolver seu problema. Ou pague-o, a escolha é sua.

Um comentário:

Caio Verídico disse...

É verdade. Eu ando tão noob em informática, que acho que se tivesse que formatar meu laptop eu chamaria um formatador profissional.