Comportamento, ciência, tecnologia, direito, política, religião, cinema e televisão, alguma controvérsia, algum bom senso, e um pouquinho de besteira, para dar um gostinho...

9 de jan. de 2014

Exercícios

Eu sou um preguiçoso. É um fato, inegável e tão verdadeiro quanto meus outros defeitos: falar demais, sempre ter razão e ter opinião sobre tudo. Eu sou um chato. Em resumo.

Mas voltando a preguiça, eu não fazia exercícios. Exercícios são tediosos, eu sentia que esse tempo só me rendia dor e sofrimento, muito provavelmente pois nunca fiz exercícios direto desde minha adolescência quando o vigor juvenil me permitia tantas atividades que a forma física vinha como uma vantagem de simplesmente não parar quieto.

Com a idade, a coisa vai mudando, o acúmulo de gordura abdominal foi o que me levou a pensar: minha nossa, meu metabolismo não é mais o mesmo. Não me entendam mal, eu sou um curioso e leio muito. Eu SEI que deveria ter começado a me exercitar e mantido o programa desde muito cedo, mas infelizmente não o fiz. Eu assisti documentários sobre alimentação, exercícios e suas vantagens e mesmo assim não me animei a começar até que a pochete acumulou e, finalmente, cheguei aos incríveis 83 kg. Para quem pesava 69 com 23 anos, é bastante, acreditem. 8 anos depois, várias roupas não serviam.

Vamos fazer um flashback, só para efeito ilustrativo. Eu não compro roupas. Fora algumas camisetas de show e algumas relacionadas a informática, eu não lembro antes de 6 anos atrás ter comprado roupas (isso tudo mudou com a união estável). Eu ganhava roupas, de aniversário, geralmente. Desde minha adolescência eu tinha e tenho ainda alguns dos mesmos casacos, camisetas e bermudas, substituídos convenientemente quando um deles desintegra. Então meu aumento de peso não passou despercebido, gradual e constante. Ele foi um choque. E ainda assim eu não me exercitei. Comecei a regular melhor a alimentação, e consegui estabilizar meu peso nos 80kg. É uma relação peso x altura mediana e saudável (tenho 1,78 de altura). Mas a pochete persistiu.

Então o que levou este sedentário que vos fala a adotar um programa de exercícios, começar a caminhar e depois correr? Antes de mais nada, ter um cachorro.

Ter um cachorro é muito interessante, pois é como um despertador para sedentários. Seu cachorro te lembra diariamente que você tem que SAIR DO SOFÁ e levá-lo para passear. Ele tem que fazer suas necessidades, e um cachorro é muito específico com suas necessidades. Ele pode andar uma quadra para fazer cocô, e mijar em cada quadrado de grama no caminho inteiro. E depois ele vai querer andar mais, para cheirar cada canto que ele cheirou ontem, para ver se não mudou, e mijar em cima se mudou. Além disso, um cachorro exercitado é um cachorro saudável, e se você quer mantê-lo por muito tempo, você vai ter que desistir do sedentarismo completo e cuidar dele. Isso envolve levá-lo até a praça, jogar bolinha, cuidar, limpar e caminhar. E no caso da Luna (minha Schnauzer Miniatura) isso equivale a 3km de caminhada (no mínimo) TODO DIA, ou algum tempo jogando bolinha na praça para ela correr o equivalente.

Meu peso foi para 77kg (muito bom) com essas caminhadas. A progressão natural era começar a correr. E eu descobri um motivador: Gadgets. Eu, com meu interesse em gadgets eletrônicos, fiquei abismado com a gama de acessórios que um corredor pode ter. E tudo ajuda na performance. É o melhor uso de um eletrônico que eu já vi. Juntei algumas coisas que eu já tinha, comprei outras e pude monitorar minha performance. AGORA SIM estamos conversando. Quando em duas semanas seu batimento cardíaco estabiliza durante um exercício e começa a diminuir, você SENTE a diferença, enxerga no monitor, nos gráficos, e se anima a continuar e melhorar. Não sou nenhum atleta, mas fui jogar Paintball esses dias e não senti a natural dor no outro dia pelo esforço, resultado do treinamento, e isso me empolga ainda mais.

Um fone bluetooth para controlar a música (não consigo correr sem música), um frequencímetro cardíaco bluetooth, o celular e uma armband e a corrida vira um prazer, 40 min de êxtase com minhas músicas favoritas dia sim, dia não (até que eu tenha preparo para todo dia). O aparelho monitora minha frequência cardíaca e me avisa se estiver muito alta ou muito baixa por um tom (não preciso nem olhar para a tela).

Mantendo um programa de exercícios de 3 vezes por semana, você pode se manter saudável. A maior parte da "queima" propriamente dita se dá entre o final do exercício e o dia seguinte, quando você emagrece simplesmente por estar vivo (isso é fato científico, efeito "Afterburner"). Se puder manter todo dia alguma atividade, esse efeito pode tornar-se permanente.

Recentemente notícias irromperam a mídia sobre como quadruplicou o número de obesos no país. É um sinal de doença, uma que atinge famílias inteiras, afinal, os filhos imitam os pais. Eu quase caí nessa vala. Fica a dica, se eu, um informata sedentário, consegui, qualquer um consegue.

Nenhum comentário: