Comportamento, ciência, tecnologia, direito, política, religião, cinema e televisão, alguma controvérsia, algum bom senso, e um pouquinho de besteira, para dar um gostinho...

7 de out. de 2011

AdBlock

Hoje a maioria dos aplicativos ou serviços gratuitos existentes sobrevivem de anúncios. Eles colocam anúncios em seu aplicativo ou serviço e os anunciantes pagam por isso, tornando o desenvolvimento rentável sem cobrar diretamente dos usuários. Geralmente o mesmo serviço ou aplicativo está disponível, sem propaganda, pago.

O problema é que é demais. É muito anúncio. Metade da página! Basta acessar o Terra ou qualquer outro site de provedor para notar que é horrível. A tela poluída, a banda gasta e a piscação. Isso quando não resolvem colocar SOM nos anúncios, e agora ainda virou moda o anúncio ser um "popup" DHTML/Flash com um botão de fechar, para evitar os bloqueadores de popups que já são muito populares.

Por isso instalo, em todos os navegadores que uso, o AdBlock Plus, me inscrevo na lista EasyList, instalo o Element Hiding Helper também, e sou muito feliz com uma navegação bem menos poluída. Tanto que quando sou obrigado a usar um browser "desprotegido" fico perdido no meio da propaganda, tendo que rolar páginas e páginas de bobagem (sinceramente, alguém clica nesses anúncios?).

Vejam bem, não sou contra quem usa esses anúncios, mas prefiro pagar por um serviço que aguentar a propaganda. Convenhamos, já temos propaganda demais nas nossas vidas, cada dia, quando vou sair do trabalho para casa tenho que tirar uma propaganda do para-brisa do carro. Minha caixa de correio do prédio vive sendo inundada com folhetos, quando ando na rua tem outdoors por todo lado, agora multimídia ainda, para emitir ainda mais luz. Quero minha navegação sem ads! Ou me cobrem por isso!

Agora o desenvolvedor do AdBlock não está cobrando, mas PEDINDO uma colaboração, eu doei (doar não é a palavra certa, já que o cara faz um ótimo trabalho) 10 doletas. É um nada, mas ajuda bastante. Ele me mandou um email agradecendo minha contribuição e contando como a maioria dos usuários não se dão o trabalho de doar 5 dólares para ele. Coisa triste. Se continuar desse jeito, o cara vai parar de produzir ou atualizar o aplicativo e minha navegação vai virar uma vitrine de loja novamente.

Não deixem isso acontecer! Usem o AdBlock, e doem para o Michael Gundlach, ele merece!

Nenhum comentário: