Comportamento, ciência, tecnologia, direito, política, religião, cinema e televisão, alguma controvérsia, algum bom senso, e um pouquinho de besteira, para dar um gostinho...

2 de nov. de 2011

Copa do Mundo e Olimpíadas

Parece que o Brasil é mesmo uma criança. Atitudes pueris tem consequências e muito em breve teremos as nossas. Hoje mesmo estava lendo sobre a Grécia e sua gigantesca crise econômica, que chegou a afetar a Europa como um todo e fez desabar o Euro. Agora eles pensam em excluir a Grécia da zona do euro, e propõe um plano econômico para tentar resolver a situação. Claro que as Olimpíadas não são a única causa do problema, a farra fiscal também tem papel determinante, e nosso governo fez exatamente a mesma coisa e continua fazendo.

Tem gente dizendo que são fatos consumados e não é hora de negativismo. Isso é coisa de massa de manobra! A Copa e as possíveis Olimpíadas vão exigir recursos que o país não tem, além de desviar o pouco que tem de obras de saúde pública, infraestrutura básica e segurança. Se vão consertar os aeroportos pela Copa, grande coisa, deviam consertar agora, pela necessidade absurdamente documentada e nítida, e não por um evento que vai deixar os cofres públicos limpos.

E a classe média acha lindo, pois vai gerar empregos (temporários e descartáveis), obras (para as empreiteiras superfaturarem) e turismo (para nossa moeda perder ainda mais valor), e tudo isso jogado fora, para ser levado pela maré de lama da política e do protecionismo aos grandes escalões. Vide o afastamento de Ministros (e veja QUAL) e a podridão que assola nossa política, bem retratada com sátiras como essa.

País de terceiro mundo (e por favor, não me venham com "emergentes") não pode sediar eventos desse porte. Tem que primeiro garantir que a população tenha educação, saúde e segurança, e que a economia esteja sólida, baseada em fatos e não especulação.

Isso tudo depois de muitos avisos, muitas reportagens com conselhos mais interessantes. Mas tem que se levar em conta que essa máquina de gerar dinheiro movimenta muito mais do que um país, movimenta um continente inteiro, prestigio, e muito poder. Qual seria outro motivo para não haver sede(s) permanente(s)?

Vamos Brasil, estamos beirando o precipício, faça a coisa certa, dê um passo a frente.

PS: A piada é velha, mas serve...


Nenhum comentário: