Comportamento, ciência, tecnologia, direito, política, religião, cinema e televisão, alguma controvérsia, algum bom senso, e um pouquinho de besteira, para dar um gostinho...

13 de nov. de 2011

Desventuras Informáticas

Não é necessário dizer que gosto de computadores. Se eles estiverem ligados em rede então, melhor ainda, e se estiverem ligados a Internet então, melhor ainda. Agora, se além disso ainda tiverem banda larga e acesso completo, aí é demais. Essa é a configuração que tenho em casa.

O meu atual computador é o descrito nessa postagem, uma ótima máquina, desenhada para ser meu centro de entretenimento, caverna dos segredos e detentor geral de minha vida digital. Eu dedico muito tempo a refinar a maneira como ele trabalha. Mesmo completando 1 ano e meio (algumas décadas em "anos de computador", que equivale a aproximadamente 18 anos humanos nas minhas contas, YMMV). Por vezes acho que dedico muito tempo de minha vida a essas máquinas, mas depois lembro que essa dedicação pagas as contas e me permite me divertir (ainda mais do que trabalhando).

Em resumo, se meu computador fosse um carro, seria uma Ferrari 2001, completa, que ainda faz 20km com um litro, mesmo tendo que trocar peças a cada 20 dias.

Hoje, escuutando música, resolvi baixar um album novo. Vocês podem dizer: mas baixar? que feio! Bom, desembolsei em torno de 1000 reais para que eu e a noiva fôssemos no show dos caras, então creio que não estou prejudicando os artistas. Mas esta discussão filosófica vai ficar para outro dia. Coloquei o torrent para baixar, e em poucos minutos estava em 99,7% concluído, fui fazer as panquecas para o almoço, voltei, e ainda estava 99,7%, li os emails e dei uma pesquisada, e ainda 99,7... Estranho.

Fui nos relatórios apenas para encontrar milhares de hash fails, e dezenas de IPs bloqueados. Para quem não lembra, anos atrás escrevi sobre a Trident Mediguard e seus sistemas anti P2P, mas algum tempo depois, acabei desativando os bloqueios no roteador, e como troquei de máquina e não havia nada parecido com o PeerGuardian para Windows 7, não dei bola, até hoje.

Procurando um pouco, me deparei com o PeerBlock, o sucessor do PeerGuardian, bem como a lista atualizada de IPs da Trident Mediguard, e esse script no roteador:


iptables -I wanin -s 82.138.81.0 /24 -j DROP
iptables -I wanin -s 82.138.88.0 /22 -j DROP
iptables -I wanin -s 91.189.104.0 /21 -j DROP
iptables -I wanin -s 130.117.41.0 /24 -j DROP
iptables -I wanin -s 130.117.115.128 /25 -j DROP

E BUM! Meu download completou, como mágica, outro download travado também completou em segundos, e os outros dois (maiores, para alguns dias) deram uma boa "acelerada"...

Resumo da história: o Big Brother está olhando galera. Se protejam, se não ligam para sua privacidade, ao menos liguem para a banda e tempo gasto a mais, sem propósito!

Nenhum comentário: