Comportamento, ciência, tecnologia, direito, política, religião, cinema e televisão, alguma controvérsia, algum bom senso, e um pouquinho de besteira, para dar um gostinho...

5 de nov. de 2012

Windows 8

Hoje resolvi testar o Windows 8. Claro que aproveitei a promoção e adquiri ele por 69 reais diretamente através do programa disponibilizado pela Microsoft. Eu havia testado pouco tempo atrás o Consumer Preview, versão para avaliação do sistema, e embora não tenha ficado impressionado, não tive tanta dor de cabeça como hoje.
Antes de mais nada, o Windows disse que era totalmente compatível com meus aplicativos, talvez porque eu seja um "upgrade man" e mantenha tudo atualizado. Ele mencionou algo como não poder usar a inicialização protegida pois meu hardware não suporta, a falta de capacidade do Windows 8 para gadgets da área de trabalho e mais alguma coisa ridícula.
A primeira tentativa era atualizar sem perder nada. Tentei, diversas vezes, apenas para parar aos 90% com a mensagem SUPER INFORMATIVA "A instalação do Windows 8 falhou!". Desativei, desinstalei o antivirus, desinstalei alguns softwares, tentei novamente, nada. Mesma mensagem ridícula. Bom, se não posso manter tudo, ao menos manter meus arquivos. Nada feito. Mesmo problema. Bom, nada que um backup e restaurar depois pela "Transferência Fácil"  não resolva. Vamos começar do zero. E assim o fiz.

Instalou. Embora não tivesse nenhum programa, instalou! Bootou direitinho, pareceu até bem rápido. Aí começou o pesadelo... Não tinha rede. O CP (Consumer Preview) que eu tinha instalado antes tinha reconhecido meu adaptador de rede sem fio. Não sei qual o motivo da versão final do Sistema não reconhecer, mas enfim. Baixei o driver para Windows 7 e instalei (e funcionou, fiquei feliz, pois o suporte a hardware do W7 é ótimo e se o W8 seguisse por essa linha, tudo funcionaria). Agora eu tinha rede, e o Windows 8 "desabrochou", sim, pois o W8 sem rede não vale nada, é ridículo e confuso. A interface Metro é uma bosta, se esse não é seu primeiro computador, vais penar alternando entre o modo "Metro" e o modo normal, de Desktop (que a maioria dos aplicativos usam). A falta do menu iniciar só piora tudo, mas é apenas um paradigma, o problema todo é o Metro e sua nova maneira de lidar com a tela, boa para tablets, e horrível para quem depende do mouse para deslocar e "mirar" nos ícones.

E a surpresa. Meus dois drives externos, que possuem 99% do conteúdo que vale a pena salvar, não foram reconhecidos. Aparentemente não há solução para isso, e mesmo depois de extensiva pesquisa não consegui usar os discos. Foi-se a experiência com o W8. Pior que isso, os drives são listados como dispositivos, mas não são acessíveis, pois não são reconhecidos como discos. Teve mais hardware que também "passou batido"  embora seja suportado perfeitamente e sem downloads externos no W7. Desilusão. Como o backup estava em um dos discos, nada feito, não teria como reaver meus arquivos e configurações, é o fim do sonho para mim.

Boot via disco, para retornar o backup do W7 feito antes da instalação. Pois não é que o W8 corrompeu de tal forma o disco ao reparticionar que não permite ao próprio sistema de recuperação usar o meu backup? Desespero na alma. São 2 e 15 da madrugada e estou sem computador. Digito este post do meu tablet, que ainda bem, roda Android, pois se eu tivesse que usar a tal "Metro" no tablet a essas horas ele teria virado um "frisbee". Enquanto rezo e espero o disco tentar reparar a inicialização e quem sabe poder recuperar minhas informações ainda hoje (senão a insônia pega) eu penso que, de fato, a maldição continua. A Microsoft conseguiu fazer um novo FAIL. Eu lembro quando o W7 saiu e instalar ele era uma maravilha, pelo extremo suporte a hardware novo. Meu hardware não é velho, mas parece que a MS não sabe disso. O Windows 8, do ponto de vista deste humilde usuário, é uma merda, perdi dinheiro e tempo investindo nesse upgrade, para virar um downgrade e agora virar um desespero de tentativa de recuperação.
Obrigado Microsoft, por mais esta noite mal dormida. Achei que depois do fiasco do Vista vocês aprenderiam, mas pelo visto, o Windows 8 é o novo Vista. Novo e lindo. E uma bosta.

EDIT: Agora, 3:30 da madruga, ainda nada. Estou reinstalando o Windows 7 para ver se ele desfaz a merda que o W8 fez e me permite recuperar a imagem do sistema (que, ainda bem, está íntegra em meu HD externo). Dedos cruzados.

EDIT2: 4 da matina. A imagem não estava íntegra, algum tipo de corrupção de dados conseguiu inutilizar a imagem do sistema. E agora...

EDIT3: Vou dormir, não tem jeito, o negócio é conseguir dormir um pouco.

EDIT4: 10 da manhã. Fui buscar um cabo conversor no serviço para ver se consigo recuperar alguma coisa do backup corrompido.

EDIT5: 11:00 - O Acronis não reconhece a imagem, tentar montar o .VHD no Gerenciador de Disco me fornece um disco sem partições, a coisa tá feia.

EDIT6: 12:00 - Estou copiando os dados da imagem VHD (que o 7zip conseguiu ler) está vindo um monte de arquivos corrompidos, um monte de duplicatas e um eito de arquivos de sistema, indexação e metadados no meio... Só preciso extrair a CHAVE do Windows original para não ter que cavocar nos emails da Microsoft de 2 anos atrás...

EDIT7: 12:30 - 50 GB recuperados, o KeyFinder localizou a chave. Menos mal. Isso aliado ao backup dos dados de usuário da Transferência Fácil vai facilitar o processo de reconstrução do sistema. SÓ vou ter que reinstalar TODOS os programas... Os dados vão vir na restauração.

EDIT8: Agora vou trabalhar... E deixar o processo, que deve durar mais 1 hora e meia. Resta aguardar a surpresa quando chegar em casa daqui 7 horas.

EDIT9: Cheguei em casa, desconectei os discos e resolvi tentar bootar o sistema. Pois não é que bootou! Ufa! Tudo de volta nos seus devidos lugares, algumas corrupções do sistema e algumas correções e foi como se nada tivesse acontecido. Galera, volto a frisar: BACKUP É ESSENCIAL! Agora efetuar a limpeza das réstias da restauração dos arquivos via 7zip direto da imagem...
 

2 comentários:

Roger disse...

Metade das coisas que tu falou ali, eu não entendi... Mas na boa, deve ter dado um trabalho fudido pra recuperar uma MERDA que o Win 8 fez.
Eu processava... éééééé

Anônimo disse...

É meu amigo eu quase passei pelo mesmo sufoco, sorte que ao invés de particionar o HD usando a instalação do 8 eu espetei um outro HD no meu pc e instalei nele. Puts !!! quanta decepção, o win 8 é incrivelmente lindo, moderno, enxuto e uma "Bosta" eu me apaixonei de cara por ele e até consegui me entender legalzinho com mas driver's... esqueçe, eu não consegui usar por mais de 3 horas sem ter algum problema de travamento e lerdeza geral. Tirei o HD, desfis o dual boot e sou feliz de novo com o meu velho e confiável win 7.