Comportamento, ciência, tecnologia, direito, política, religião, cinema e televisão, alguma controvérsia, algum bom senso, e um pouquinho de besteira, para dar um gostinho...

9 de jun. de 2013

Esquemas de Pirâmide


Depois de tantos anos, era de se esperar que as pessoas estivessem mais espertas, mas nunca subestime a ignorância berrante e a esperteza salafrária.

Estou falando dos esquemas de pirâmide disfarçados de marketing direto e marketing multi nível. Eu digo disfarçados pois tem alguns que nem se dão o trabalho de fingir que são sérios. Enquanto algumas empresas vendem produtos super faturados para clientes sem noção, os novos esquemas simplesmente vendem algo intangível. Muito mais fácil, já que fica mais "rápido" ainda, bastam alguns minutos na Internet. Trabalhe de casa, cinco minutos por dia, e ganhe dinheiro, sem esforço, fique rico, sem trabalhar.

A Internet tornou os esquemas de pirâmides virtuais um negócio multimilionário. Você cria um esquema simples, vendendo algo tosco, como publicidade na Internet, faz um site caolho que dê a impressão do vivente estar fazendo alguma coisa (não precisa ser muito complicado, dois botões no máximo). Sem correio, sem mercadoria, sem ir de porta em porta, sem ter como verificar o que se está vendendo. É perfeito. Contrate um time legal muito bom para cobrir os buracos da legislação e no Brasil, você consegue uma empresa.

Misture elementos dos esquemas Ponzi então, e você fica rico!

Então a pessoa começa a ganhar dinheiro (dinheiro este vindo de novas pessoas entrando no esquema), em alguns meses, o investimento se "paga" e o cara começa uma propaganda muito maior. Se esse mané vagaba está ganhando dinheiro, eu também posso. Quanto mais gente, melhor. A empresa pega uma fatia gorda do bolo e larga migalhas para matar a fome dos afoitos, embolsando grande e criando uma rede de confiança, atraindo ainda mais gente. Essa confiança faz com que os novos investidores invistam mais alto, e os velhos também, aumentando o fluxo de grana.

O problema é que uma hora o dinheiro para de entrar. Motivo? Não tem mais GENTE para entrar no esquema. E os novos investidores é que pagam os antigos, e aí a coisa descamba.

Mas isso pode levar meses, anos, sabe-se lá até quando vai ter mané entrando no esquema? Mané é produto em alta disponibilidade. O que mais tem é vagabundo querendo ganhar dinheiro fácil, é uma fonte praticamente inesgotável, mas um dia acaba. Isso que eu nem mencionei os desesperados, que a nossa nação produz aos milhares, gente que não tem mais nenhuma saída, e topa qualquer coisa para desafogar o orçamento. Até que acabem os novos participantes, o dinheiro foi lavado, a empresa declara falência, é recomprada e revendida uma dúzia de vezes e a trilha de papel esfria. E todo mundo sai ileso. Menos quem entrou por último (é, ser mané e lento ainda, aí tem que apanhar mesmo).

Mas se existe a possibilidade real de ganhar dinheiro, qual o motivo de não estar entrando em todos estes esquemas?

Caráter. Minha família me ensinou, desde pequeno, a ser honesto. Some-se a isso o fato de eu ser um pouquinho inteligente e ligar o 2 + 2 do esquema, e eu não quero entrar. Você começa a fazer propaganda do esquema, e quem são os alvos? Sua família, amigos, conhecidos. Sua rede social é o alvo do golpe. O cara embolsando o dinheiro não se importa com eles, mas talvez você se importe. São as pessoas que te conhecem, que você convive, trabalha, sua família poxa. Eles vão pagar o seu "lucro" e o de todo mundo antes de você. E a hora que não tiver mais manés no mercado, o dinheiro vai secar, e alguém vai tomar prejuízo. Já dizia o filósofo, "onde tem alguém ganhando tem alguém perdendo". Você pode destruir seu círculos social e de quebra destruir vidas inocentes, talvez perto de você, talvez longe, mas com certeza alguém vai se ferrar, alguém com família quem sabe, com filhos para criar. Sua consciência consegue viver com isso?

Então, o que me impede de "ficar rico" trabalhando de casa, pela Internet, é o fato de eu não ser ladrão, e ser incapaz de roubar descaradamente outros indivíduos, mesmo virtualmente. Para mim as pessoas inteligentes que entram nesse esquema e sabem como ele funciona são salafrários, ladrões, da pior estirpe, pois sabem exatamente o que estão fazendo, mas só ligam para o lucro. O resto, são preguiçosos, coitados, sem instrução e fadados a seguir a corrente, e achando lindo o dinheiro entrando milagrosamente.

Eu sei que não existe punição, mas a sua reputação manchada não pode ser limpa com alvejante, nem agora, nem depois, nem nunca.

Nenhum comentário: