Comportamento, ciência, tecnologia, direito, política, religião, cinema e televisão, alguma controvérsia, algum bom senso, e um pouquinho de besteira, para dar um gostinho...

14 de ago. de 2006

Indecisão e sofrimento

As pessoas são em geral muito indecisas. Eu sofro o tempo todo com isso. Não sei o motivo real de eu ser assim, decidido. Eu simplesmente pego uma meta e tento alcançar, seja um namoro, ou uma festa, ou qualquer outra coisa que dependa diretamente das tuas ações. Prá mim é tão fácil, você quer, você QUER, você não quer, o seu não é NÃO mesmo. É quase como um jogo binário, não tem meio termo, não tem um espaço cinza entre o branco e o preto. Se você viver "em cima do muro" não chega a lugar nenhum. Na verdade, estou começando a chegar a conclusão que isso vem diretamente da falta de auto-conhecimento. Você tem que saber como seus sentimentos funcionam... Tem que saber como funciona sua cabeça, como você sente, como não suporta. Você tem que viver para saber isso, então, eu considero que um adolescente ou coisa parecida não tem obrigação de saber. Mas se você passou dos 21, 22, você já viveu o suficiente para ter passado por algumas desilusões, alguns apertos, algumas situações que extraíram o melhor ou o pior de ti mesmo. Você se conhece.

Quem não se conhece acaba na indecisão. Eles não sabem se vão, se voltam, se querem, se não querem mais, mas isso tudo não seria problema se não fosse um detalhe que eu gosto de chamar de "a malha da vida". Nossas vidas estão entrelaçadas, juntas por inúmeras ligações. Suas ações acabam por influenciar na vida dos outros, no meio, na sociedade. Pessoas que estão próximas podem sofrer, se divertir, podem mudar, podem aceitar, podem discordar, podem viver, podem morrer, pelas TUAS ações. Nesse ponto, eu chego onde queria chegar. Você é sim, responsável por grande parte do "mundo" de outras pessoas. Como filho, namorado, irmão, amigo, você é parte da vida de dezenas de pessoas, e suas ações devem não apenas ser o melhor para ti, mas é teu DEVER fazer com que elas não afetem negativamente outras pessoas.

Todos os dias, corações endurecem, amizades morrem, e com elas a confiança, criando traumas indeléveis, levando alguns humanos a esquecerem como era BOM ser atingido pelos atos de outras pessoas. Tudo derivado do fato de que algumas pessoas não se conhecem, ficam indecisas, e não se definem. É por isso que eu sempre amei com todas as forças, eu tive UMA experiência em que eu fiz alguém sofrer por ter ficado indeciso. Me atirei em um relacionamento que começou mal, e como não podia deixar de ser, terminou pior. Eu sofri tanto ao ver o mal que causei aquela pessoas que sabia que dali em diante seria diferente.

Chego a conclusão que temos responsabilidades. Como eu li uma vez em algum lugar "FICAS RESPONSÁVEL PELO QUE CATIVAS". Essa frase fala muito, bichinhos de estimação, amigos, namoros, todos são tua responsabilidade. Não decline, não esmaeça, abrace isto, ou nem comece.

Enquanto isso, eu sigo tentando não fazer mal a ninguém.

Um comentário:

Caio Verídico disse...

I am the Iceman!
Hehehe, tem vezes que eu acho isso mesmo. Mas é como tu disse, tudo vai de acordo com as ações dos outros pra nós e vice-versa. Tá na hora de fazer o balanço dessa conta.