Comportamento, ciência, tecnologia, direito, política, religião, cinema e televisão, alguma controvérsia, algum bom senso, e um pouquinho de besteira, para dar um gostinho...

7 de ago. de 2006

Jogos, cheaters e idiotas

Hoje estava jogando Counter-Strike na Internet, entrei em um servidor de São Paulo, bem rápido, estava realmente gostando do jogo. Derepente um filho da puta atravessa o mapa com super-velocidade e mata todos com facadas na cabeça. O conhecido "X-knife cheat". Já enfrentei várias vezes essa situação, geralmente saio do server. Aim-bot, x-knife, speed hacks, wall hacks, map hacks, todos trapaças utilizáveis para ganhar vantagens no jogo. Notem bem, estamos falando de um jogo, apenas isso. As pessoas geralmente jogam para se divertir. Vou tentar analisar melhor esta situação.

O que leva um sujeito a baixar e instalar um hack desses? Curiosidade? Eu acho que não! Eu isolei dois aspectos desta prática para tentar explicar isso. Primeiro, quem usa cheat é sádico, e segundo, é um perdedor.

Sádico, pois se diverte em ver a impossibilidade de ser derrotado, sua "força" superior faz com que ele seja invencível, intocável, ele é um Deus no jogo com seu hack, não precisa fazer esforço, basta clicar um botão e todos os inimigos perdem. Da wikipedia, tiramos um comportamento padrão do sádico: Se diverte ou tira prazer no sofrimento físico ou psicológico de outros seres. Egocentrismo eleva este espírito, e leva o sádico a sentir ainda mais prazer em sua prática delituosa. Em resumo, essas pessoas são, na sua maioria, perigos reais para a sociedade e deveriam estar isolados, sob tratamento psicológico e drogas pesadas sendo abusados por enfermeiros em um manicômio público enquanto dopados (esse foi meu lado sádico falando).

Um perdedor. O cheater é incapaz de ganhar usando suas próprias habilidades. Ele não aprendeu, nem quer aprender. Não quer ser bom naquilo. usa o cheat para aparecer, para criar uma ilusão desvairada de seu poder sobre os outros. Eu particularmente peço auxílio na teoria freudiana de que cheaters são impotentes sexualmente, ou incapazes, por uma condição física ou psicológica, de manter relações afetivo-sexuais, provavelmente sentem atração pelo mesmo sexo (o que explica a dominação que tentam impor) mas são incapazes de revelar (sair do armário) por medo, vergonha e falta de confiança e amor próprio. Incapazes de se realizar, utilizam o hack como um fetiche, de onde extraem prazer que lhes é negado no ambiente real. Como os drogados, quanto mais usam, mais caem no abismo. Cheaters são perdedores, em todos os aspectos. Aquele que perde, mas luta com todas as forças ou se diverte enquanto esforça-se para melhorar não é perdedor, o verdadeiro perdedor é quem ganha sem mérito, o cheater.

Continuando no aspecto psicológico por trás do comportamento humano diante dos jogos para diversos jogadores online em tempo real, estava em outro servidor (em primeiro lugar no meu time) quando um cara (que estava em último lugar) começou a nos chamar (citando nicks) de nerds e cheaters. Obviamente mexeu com nosso orgulho (não havia cheaters no momento no servidor). Dissemos educadamente que ele devia tomar no cú e aprender a jogar. Ao qual ele replicou que jogava a 2 anos, e nem queria aprender, com a frase: "O que isso mudaria na minha vida? Ganharia dinheiro? Não! Que vantagem aprender a jogar esse jogo idiota?". Notem a perceptível contradição, ele disse isso ENQUANTO JOGAVA CONOSCO! Mas por enquanto deixemos a total mediocridade dessa parte do comentário infeliz dele de lado e nos concentremos no início. O que uma pessoa ganha?! Então, vamos falar de jogos, todos os jogos. Futebol, basquete, truco, canastra, pôquer, video-game. Porque aprendemos a jogar? Óbvio, para nos divertir. E quem se diverte mais? O cara que está ganhando ou o cara que está perdendo. Novamente óbvio, o ganhador. Então porque aprender, jogar melhor e ganhar? Pelo mesmo motivo, AMPLIADO, pelo qual JOGAMOS em primeiro lugar. Para nos divertir. O que isso muda em sua vida? Jogar (bem) nos garante a sensação boa de ganhar, libera endorfinas, diminui o stress e melhora a qualidade de vida. Aumenta a coordenação motora e a capacidade de raciocínio (dependendo do jogo e regras). Nos ensina a respeitar regras e usá-las a nosso favor. Nos ensina estratégias, cria pontes neurais e ainda POR CIMA nos diverte. Ganhamos sim, e muito. Dinheiro, não, infelizmente não (a não ser no meu caso, em que os jogos levaram a curiosidade sobre informática, a curiosidade levou a profissão e hoje me sustento com isso). Mas que dinheiro compra a adrenalina e o prazer de se esforçar ao máximo e GANHAR de outro ser humano? Somos por natureza competitivos, em tudo. Se você joga um jogo a muito tempo e não desistiu por completa inaptidão para aquela prática (eu por exemplo, nem TENTO jogar futebol), você tem a OBRIGAÇÃO de melhorar, ou largar de mão.

Mas então, vem um cara e vai me dizer: "Mas é só um jogo, você não pode comparar um simples jogo ao comportamento socio-afetivo de alguém!". Ao que eu prontamente respondo: Não é só um jogo, é um ambiente virtual no qual a verdadeira face, a personalidade oculta da pessoa encontra meios de se manifestar, é um "espelho da verdade" em que mostramos quem somos no âmago de nosso ser".

Nerd? Não me considero um Nerd. Sou, sim, um Geek confesso. Gosto de informática, badulaques eletrônicos, jogos, filmes de ficção científica, desenhos animados (principalmente japoneses) e artes marciais. Mas tenho namorada (aliás, nunca fiquei muito tempo sozinho, não que eu me orgulhe, mas só para garantir que geeks também atraem o sexo oposto), tenho emprego, faço faculdade, tenho amigos da melhor qualidade e uma família maravilhosa. Tenho sim, excentricidades, mas isso é muito pessoal, a maneira como mantenho meu apartamento, a maneira como me organizo e desempenho tarefas, tudo muito da minha personalidade. Mas sem dúvida não sou um gordo sedentário babando emcima de um teclado. Em resumo, eu me considero um vencedor, em vários aspectos. E nem por isso jogo mal. Na verdade, ser bom no que se faz atrai admiração, ninguém gosta de perdedores. Seja lá o que você faça, se for o melhor naquilo, extrairá diversas e incontáveis vantagens disso. Quanto mais coisas você fizer bem, melhor.

Portanto, só para encerrar, aos cheaters, de todas as raças, de todos os lugares, um grande, imenso, sem cuspe, VAI TOMAR NO CÚ, seus viados filhos da puta desocupados estraga-prazeres perdedores inúteis impotentes.

Ao NOOB que apanhou de nós hoje no servidor, eu tenho pena de você. Desista e volte para o que você sabe fazer bem (se existir algo que você faça bem).

E aos noobs ao redor do mundo, em tudo, na vida, no aprendizado, nos jogos, no mercado de trabalho, meu recado é: "Não desistam, NUNCA! E melhorem, SEMPRE!".


Frases esparsas que merecem registro:

"Existem coisas na vida que mudam completamente a nossa visão de mundo. Uma delas é trocar o leite em caixinha pelo de garrafa plástica. É uma maravilha!"

"Sexo e muffins recheados (são mutualmente excludentes) são tudo que se precisa para liberar endorfinas no final de uma semana estressante."

Um comentário:

Caio Verídico disse...

Huehuehe chutou o balde hein meu filho?! Realmente é revoltante ver cheaters em ação, ainda mais quando a gente morre pra eles. Looosers. Uma mensagem realmente importante pra humanidade esse teu texto ae. Faloow.