Comportamento, ciência, tecnologia, direito, política, religião, cinema e televisão, alguma controvérsia, algum bom senso, e um pouquinho de besteira, para dar um gostinho...

13 de nov. de 2011

Desventuras Informáticas

Não é necessário dizer que gosto de computadores. Se eles estiverem ligados em rede então, melhor ainda, e se estiverem ligados a Internet então, melhor ainda. Agora, se além disso ainda tiverem banda larga e acesso completo, aí é demais. Essa é a configuração que tenho em casa.

O meu atual computador é o descrito nessa postagem, uma ótima máquina, desenhada para ser meu centro de entretenimento, caverna dos segredos e detentor geral de minha vida digital. Eu dedico muito tempo a refinar a maneira como ele trabalha. Mesmo completando 1 ano e meio (algumas décadas em "anos de computador", que equivale a aproximadamente 18 anos humanos nas minhas contas, YMMV). Por vezes acho que dedico muito tempo de minha vida a essas máquinas, mas depois lembro que essa dedicação pagas as contas e me permite me divertir (ainda mais do que trabalhando).

Em resumo, se meu computador fosse um carro, seria uma Ferrari 2001, completa, que ainda faz 20km com um litro, mesmo tendo que trocar peças a cada 20 dias.

Hoje, escuutando música, resolvi baixar um album novo. Vocês podem dizer: mas baixar? que feio! Bom, desembolsei em torno de 1000 reais para que eu e a noiva fôssemos no show dos caras, então creio que não estou prejudicando os artistas. Mas esta discussão filosófica vai ficar para outro dia. Coloquei o torrent para baixar, e em poucos minutos estava em 99,7% concluído, fui fazer as panquecas para o almoço, voltei, e ainda estava 99,7%, li os emails e dei uma pesquisada, e ainda 99,7... Estranho.

Fui nos relatórios apenas para encontrar milhares de hash fails, e dezenas de IPs bloqueados. Para quem não lembra, anos atrás escrevi sobre a Trident Mediguard e seus sistemas anti P2P, mas algum tempo depois, acabei desativando os bloqueios no roteador, e como troquei de máquina e não havia nada parecido com o PeerGuardian para Windows 7, não dei bola, até hoje.

Procurando um pouco, me deparei com o PeerBlock, o sucessor do PeerGuardian, bem como a lista atualizada de IPs da Trident Mediguard, e esse script no roteador:


iptables -I wanin -s 82.138.81.0 /24 -j DROP
iptables -I wanin -s 82.138.88.0 /22 -j DROP
iptables -I wanin -s 91.189.104.0 /21 -j DROP
iptables -I wanin -s 130.117.41.0 /24 -j DROP
iptables -I wanin -s 130.117.115.128 /25 -j DROP

E BUM! Meu download completou, como mágica, outro download travado também completou em segundos, e os outros dois (maiores, para alguns dias) deram uma boa "acelerada"...

Resumo da história: o Big Brother está olhando galera. Se protejam, se não ligam para sua privacidade, ao menos liguem para a banda e tempo gasto a mais, sem propósito!

2 de nov. de 2011

Copa do Mundo e Olimpíadas

Parece que o Brasil é mesmo uma criança. Atitudes pueris tem consequências e muito em breve teremos as nossas. Hoje mesmo estava lendo sobre a Grécia e sua gigantesca crise econômica, que chegou a afetar a Europa como um todo e fez desabar o Euro. Agora eles pensam em excluir a Grécia da zona do euro, e propõe um plano econômico para tentar resolver a situação. Claro que as Olimpíadas não são a única causa do problema, a farra fiscal também tem papel determinante, e nosso governo fez exatamente a mesma coisa e continua fazendo.

Tem gente dizendo que são fatos consumados e não é hora de negativismo. Isso é coisa de massa de manobra! A Copa e as possíveis Olimpíadas vão exigir recursos que o país não tem, além de desviar o pouco que tem de obras de saúde pública, infraestrutura básica e segurança. Se vão consertar os aeroportos pela Copa, grande coisa, deviam consertar agora, pela necessidade absurdamente documentada e nítida, e não por um evento que vai deixar os cofres públicos limpos.

E a classe média acha lindo, pois vai gerar empregos (temporários e descartáveis), obras (para as empreiteiras superfaturarem) e turismo (para nossa moeda perder ainda mais valor), e tudo isso jogado fora, para ser levado pela maré de lama da política e do protecionismo aos grandes escalões. Vide o afastamento de Ministros (e veja QUAL) e a podridão que assola nossa política, bem retratada com sátiras como essa.

País de terceiro mundo (e por favor, não me venham com "emergentes") não pode sediar eventos desse porte. Tem que primeiro garantir que a população tenha educação, saúde e segurança, e que a economia esteja sólida, baseada em fatos e não especulação.

Isso tudo depois de muitos avisos, muitas reportagens com conselhos mais interessantes. Mas tem que se levar em conta que essa máquina de gerar dinheiro movimenta muito mais do que um país, movimenta um continente inteiro, prestigio, e muito poder. Qual seria outro motivo para não haver sede(s) permanente(s)?

Vamos Brasil, estamos beirando o precipício, faça a coisa certa, dê um passo a frente.

PS: A piada é velha, mas serve...


1 de nov. de 2011

Lula, a crise financeira e o inimigo

Quem lia ou leu meu blog alguns anos atrás lembra que eu tinha uma frase título, que se perdeu ao longo dos anos, envolvia palavras como "diarréia mental", posteriormente trocado para "vômito cerebral" e depois removido. Pois não é que voltou? Um pouco modificado, mais leve, mas voltou. Assim, para comemorar, vou falar sobre POLÍTICA. Yes! Polêmica é comigo mesmo.

O Lula está com câncer. É uma notícia terrível para a família dele, e não vou dar uma de Stallman falando sobre a morte de Jobs. Doença não é brincadeira e não desejo isso para ninguém mesmo... Mas, não gosto do Lula. Pronto, falei. Já que meu querido Rio Grande do Sul seria governado pelo PT e eu não sou burro, a Dilma era a única opção, e convenhamos, ela ia ganhar, de qualquer maneira, mas ainda assim, não gosto do cara.

O Lula foi eleito por ignorantes, aproveitou um plano econômico de sucesso para dar ao país um pouco mais da política do pão e circo ao qual já estávamos acostumados e esse é o seu legado, compartilhado agora por Dilma. O plano econômico ao qual me refiro é o Plano Real, que o Lula e o PT atacaram com força total! O resultado do plano no entanto foi extremamente benéfico, aumentando o poder de compra da população. O Lula aproveitou então para aumentar o salário mínimo (coisa que qualquer presidente faria, pois não depende de "vontade") e lançar seus programas de diminuição da miséria como plataforma eleitoral (bolsas e ajudas monetárias).

Vejam bem, fui convencido muito tempo atrás que essas ajudas são, no final das contas, boas, pois nesse caso, os fins justificam os meios (afim de diminuir a linha da pobreza a a miséria absoluta distribuir dinheiro por méritos ridículos como número de filhos). Claro que isso foi usado como plataforma para reeleger o Lula e posteriormente eleger a Dilma, e aí é que entra o "pulo do gato".

Assim como o Lula lançou esses programas, também foi mentor das ajudas financeiras a bancos falidos, responsável pela maior "sujeira" já detectada na política brasileira (mensalão, que para variar acabou em pizza) e controle estatal de indicadores econômicos (ninguém estranha o motivo do dólar não ter deixado o real na poeira por tantos anos?) através do Banco Central.

O problema é que entre as falcatruas, compras de influência, nepotismo, empreiteiras e agências reguladoras, faltou dinheiro para manter (ou ampliar) os programas eleitoreiros. Isso era previsto e foi com certeza analisado por Lula (ou, convenhamos, pelo PT, acessores, etc). Tudo convergiu na Dilma, que foi eleita com um histórico terrível, e da mesma forma que o Lula, erguida à presidência por uma massa ignorante. Ela é a "cara má" do governo, responsável por buscar fundos para manter os programas e a falcatrua, e como fazer isso? Criando superávit, e como fazer isso? Achando um bode espiatório! Perfeito! De onde o Estado pode tirar dinheiro, sem abalar a opinião pública e ainda de lambuja criar um novo "inimigo público número um"?

Era necessário tirar a culpa da crise econômica mundial que está chegando rapidamente ao Brasil de onde ela vem mesmo. Dos banqueiros e da política econômica que resguarda especulação e aposta, com títulos podres e dívidas estatais gigantescas sendo engolidas pelo sistema.

Além disso, precisamos de mais "circo" agora que nosso futebol mundialmente famoso é um fiasco mundialmente famoso com salários astronômicos e nada de gol. Venham as Olimpíadas e a Copa do Mundo!

O culpado então foi achado (ou inventado, como queiram)! Os servidores públicos! Lembrando que servidores públicos são professores, policiais, agentes de segurança, saúde e transporte, além da previdência, Ministério Público, judiciário! Mas eles focam apenas nos "marajás" que eles mesmos criaram para beneficiar o nepotismo e usar o superávit de décadas passadas. O funcionalismo público lutando contra a falta de aumentos que não cobre a inflação, e a presidenta culpando os funcionários por querer um direito seu. Ninguém falou nada quando os congressistas aprovaram seu próprio aumento, não, aí teve interesse político. Esse cenário se repete nos Estados, com o poder Estadual criando subsídios e problemas para repassar perdas salariais de ANOS para seus próprios funcionários.

Marquem minhas palavras. A Copa vai deixar um rombo que vai nos assombrar pelas próximas décadas, uma Olimpíada vai sucatear a União e se não houver aumento, nossa saúde, educação e justiça serão também jogadas na vala comum, restando ao povo clamar mais esmolas para um governo corrupto. Enquanto isso, greves (como a dos Correios e dos Bancários) vão irromper aos montes, e teremos que ter outro lutando pelos direitos dos trabalhadores, pois o PT, depois que provou o poder, só tende a piorar.