Comportamento, ciência, tecnologia, direito, política, religião, cinema e televisão, alguma controvérsia, algum bom senso, e um pouquinho de besteira, para dar um gostinho...

25 de jun. de 2014

Copa, passado, presente e futuro

Tudo depende da perspectiva, relatividade e subjetividade. Até a ciência depende dos dois primeiros. Então, como posso eu, um cara que foi contra a realização da Copa do Mundo no Brasil torcer pela seleção?


Tudo que temos é o presente, é nele que tomamos decisões e é nele que sofremos as consequências das escolhas do passado. Isso não significa que devemos deixar de ter uma mente aberta, olho no futuro, nem esquecer as experiências passadas.

No presente, temos copa, temos jogos, temos horários diferenciados em dia de jogo da seleção. No passado eu falei bastante sobre o futuro da copa, mas não estamos lá ainda. Agora, nesse exato momento, a competição se desenrola e eu sigo o trem do tempo, sem poder "pular fora". Então eu torço. Torço pela seleção, torço por menos acidentes, menos selvageria e que pelo menos algumas das obras superfaturadas via MP sobrevivam e continuem servindo a população brasileira. E aí já vamos para o futuro, feito de conjecturas, e incerto.

Se as experiências anteriores nos ensinassem algo, é que esse tipo de evento pode ser uma coisa tão boa quanto ruim. Mas meses antes, já dava para notar que foi para lá de ruim. Sem o devido planejamento, captação de recursos e iniciativa privada, os cofres públicos arcaram com toda a despesa. Ou seja, nós! Nós pagamos!

A taça não é nossa, ainda, mas a dívida, essa sem dúvida é nossa, só nossa, prá sempre!

Nenhum comentário: