Comportamento, ciência, tecnologia, direito, política, religião, cinema e televisão, alguma controvérsia, algum bom senso, e um pouquinho de besteira, para dar um gostinho...

11 de jun. de 2014

HTPC, discos, memória

Meu HTPC é uma relíquia, completou 4 anos mês passado e já escrevi algumas vezes sobre ele. Nos últimos meses, acontecimentos levaram a mudar as configurações e acabei fazendo alguns upgrades nele.


Eu cometi um terrível engano ao comprar o cooler para o processador do HTPC na época. Adquiri um Zallman (líder mundial e a marca em que mais confio no ramo) mas me enganei no número do modelo, e acabei comprando um que utiliza tecnologia antiga (3 pinos com sensor de rotação) enquanto a placa mãe DH55TC tem suporte a esse tipo de tecnologia apenas para o cooler de gabinete. O cooler do processador usa PWM (4 pinos com modulação de amplitude de pulso). Adquiri um Nanoxia PWM que "converte" o sinal de 3 para 4 pinos. Então algum tempo atrás o conversor queimou. Achei melhor investir em uma solução permanente e adquirir o cooler (dessa vez o correto) novamente da Zallman.

Aí meu irmão resolveu montar o HTPC dele (diga-se de passagem, ficou melhor que o meu em alguns aspectos), mas o case que ele comprou veio com uma fonte que parecia querer alçar vôo. Ele comprou então uma fonte externa ultra potente, mas ela não funcionou com a placa mãe (vai entender). Ofereci para ele uma troca então, eu utilizaria a fonte dele e modificaria a fonte do meu HTPC para se tornar "externa" (cabos mais compridos). Funcionou, por um tempo. Um ano atrás a fonte externa resolveu "reinar" e acabou parando de funcionar. Novamente, hora de investir em uma solução permanente. Comprei uma Seasonic (ótima marca) SS-300TFX com PFC ativo, que depois de alguns "ajustes" serviu na baia onde a anterior ia. Ufa.

Como já mencionei antes, tive problemas com discos e resolvi fazer uma gambiarra com um dos meus gabinetes MTEK. Pois bem, vários meses depois, chegaram as peças necessárias da China e eu COMPLETEI O PROJETO! É estranho para mim completar qualquer coisa. Agora tenho um case com RAID1 de hardware e dois HDs de 320GB espelhados, e um case alimentando meus HDs que se comportam como internos, espelhados via software (sync, não RAID). Basicamente liguei um regulador DC para conseguir os 5V necessários para os HDs, filtrar os 12V também necessários e prevenir curtos, liguei isso a fonte 12V do case e após alguns tweaks dois cabos SATA saem do case para ligar a extensores que estão ligados direto na placa-mãe. É feio, mas funciona perfeitamente (e fica escondido).

Aproveitei para trocar ambas ventoinhas dos cases (estavam fazendo barulho) e torná-las externas (sim, inverti a posição delas), assim posso fazer manutenção nelas mais fácil. Uma ventoinha comum vai no máximo dois anos antes de ser necessário lubrificar ela em nossa região de terra vermelha e poeira.

O último upgrade foi remover o HD de 500GB interno e trocá-lo por um SSD da Kingston de 120GB. Esse foi o upgrade que mais refletiu em performance, o tempo de boot chegou a reduzir em 500% e a rapidez e fluidez geral do sistema melhoraram dramaticamente. Não é o melhor comparativo, mas o IEW (Índice de Experiência do Windows) do HD anterior era 5.1, e do novo é 7.6. O backup então, está MUITO mais rápido. Isso que estou usando uma interface SATA2. Em uma SATA3 provavelmente seria ainda melhor. Fica para daqui uns anos, quando trocar a placa mãe e processador (talvez memória?!). Fica a dica, o melhor upgrade em termos de custo x benefício é colocar um SSD em seu PC.

A memória foi o upgrade mais barato e simples, mas também ajudou bastante na performance. Foi de 4GB para 8GB, e apesar de ser exatamente o MESMO tipo de memória, o pente mais novo tem metade da altura do velho. A informática evolui constantemente. O HD novo que substituiu o queimado de 1TB também é mais fino, leve e silencioso que seu antecessor.

O interessante é que já tive falhas catastróficas de hardware (discos queimados, perda de dados) e os backups sempre me salvaram, nunca perdi dados sem recuperação nesses 4 anos.

Nenhum comentário: