Comportamento, ciência, tecnologia, direito, política, religião, cinema e televisão, alguma controvérsia, algum bom senso, e um pouquinho de besteira, para dar um gostinho...

15 de dez. de 2005

Natal, Ano Novo e Felicidades

Chegando o fim de ano, tudo se transforma, a figura tosca do Papai Noel aparece em todos os cantos, nos mais variados formatos e tipos. Ninguém mais lembra realmente o que é o Natal, fora algumas pessoas cuja religião é tão extremista que não permite festejar, outras pessoas esqueceram qual o significado desta festa cristã. Mas e daí?! Tem presentes! Alguém lembra quem morreu nesse dia a 2005 anos atrás?! Eu certamente não... Qual foi o motivo mesmo?! Ah, era prá salvar a humanidade dela mesma, hmmm, legal... Cadê meu presente?

Somos consumidores controlados pelo sistema capitalista, e como tudo é controlado por eles mesmo, eles resolveram que cada coisa que comemoramos tem que incitar comércio, feriado e gastos. Coisa triste, sinceramente. Eu pessoalmente só gosto do fato de ser feriado, afinal de contas, folga é folga e não se discute. As datas a cada dia perdem seu significado e se tornam comerciais, aconteceu com praticamente todas, atualmente as festas são apenas isso, troca de presentes. Não gosto dessas coisas, dou presentes quando sinto vontade, não conforme o comércio me dita.

O Ano Novo, até hoje acho essa data meio subjetiva, apenas uma virada em nosso tosco calendário Solar que convenientemente se utiliza de uma coisa muito mais precisa do que qualquer aparelho, a natureza. Não vejo nada de novo, nada de diferente, a manhã do dia Primeiro de Janeiro é a mesma do dia 31 e será muito parecida com a do dia 2, nada de muito especial globalmente falando, nada que afete a todos de maneira parecida. Meu irmão me lembrou a pouco tempo que o Bono diz: "Nothing changes on New Year's Day". Nada muda no Ano Novo.

Não é um recomeço, não é um início, tudo está do mesmo jeito e não vai ser o fato de ter virado nosso calendário incorreto que vai fazer algo mudar na sua vida, falando extensamente, nada muda. A única coisa capaz de mudar radicalmente a sua vida são as atitudes que tomamos.

Agora, dá licença, vou tomar champagne...

Nenhum comentário: