Comportamento, ciência, tecnologia, direito, política, religião, cinema e televisão, alguma controvérsia, algum bom senso, e um pouquinho de besteira, para dar um gostinho...

7 de dez. de 2005

Serviços de TI - Incompetência ou Desonestidade?

A cada dia me convenço que se tivesse tomado outro caminho e aberto uma empresa de prestação de serviços de TI eu poderia estar rico. O fato de se ter um conhecimento bom acerca de um ramo especializado e extremamente utilizado como a Informática te torna uma pessoa requisitada, necessária em qualquer ramo, mas no ramo de prestação autônoma ou terceirazada, ali você pode realmente ganhar dinheiro, basta ter duas coisas, das quais uma me faz falta:

1) Conhecimento.
2) Desonestidade.

Fui criado de maneira que mentir é difícil, iludir é complicado e enganar é quase fora de cogitação, então provavelmente meu empreendimento nessa área seria infrutífero, no entanto a cada dia me deparo com gente que sabe bem menos do que eu, praticamente não sabe nada, e ainda assim ganha MUITO dinheiro com isso. Este post é derivado diretamente de uma experiência que tive:

Eu tinha um micro, era singelo e até meio velhinho, mas dava para o gasto e havia investido um bom tempo configurando ele para tirar o máximo de meu hardware, ele era minha estação de entretenimento, ligado a Internet em alta velocidade e tudo com a minha cara. Um belo dia ele resolveu não funcionar. Apesar de ter bastante conhecimento na área e trabalhar com isso, eu resolvi que não tinha tempo nem saco e fiz como todo cara normal, paguei alguém para se estressar no meu lugar. Levei o micro para uma loja especializada e solicitei orçamento.

1º Capítulo: O problema parecia grave, o micro desligava sozinho em tempos randômicos variando de um minuto a 5. O cara da loja me disse que COM CERTEZA era a fonte de alimentação, eu não sou leigo, comprei uma fonte nova confiando na palavra do "técnico". Instalada a fonte nova (e eu 90 reais mais pobre), mesmo problema, com a diferença que agora o micro não ficava nem 5 segundos ligado.

2º Capítulo: Novamente levei o micro para o técnico, ele me disse que se não era a fonte era COM CERTEZA a placa mãe, me ofereceu um orçamento de quase 400 reais por uma placa que era inferior a que eu tinha, não aceitei, resolvi dar um tempo até conseguir um bom negócio, em suma, depois de algum tempo consegui por 120 reais uma placa mãe. Instalada, adivinhem, MESMO PROBLEMA.

3º Capítulo: Embora decepcionado, não sou de desistir, pesquisei e achei tantas "tentativas" de solução que passei quase um mês testando uma por uma, a essa altura eu estava sem computador a dois meses. Testei todo o cabeamento e os drives em micros de amigos, testei o jumpeamento, aterramento e cada voltagem que passava em cada canto da máquina, tudo perfeito, testei a bateria da MOBO, testei a CMOS, tudo. Finalmente, levei em OUTRO técnico, aquele outro nunca mais vai ver a minha cara na loja dele. O cara me disse que COM CERTEZA era a memória, então resolvi comprar um pente novo, como minha memória era incompatível com a placa mãe nova, comprei uma mais avançada, se vão 370 reais. Troquei a memória. O problema persistiu.

4º Capítulo: Agora estava a 3 meses e meio sem micro, e praticamente com um novo em casa, e ainda o problema, havia testado tudo, resolvi então levar em OUTRO técnico, o cara me inspirou mais confiança, deixei a máquina lá e voltei outra hora. O cara chegou a conclusão que a única coisa que podia ser era meu processador, ele colocou um SEMPROM no lugar e funcionou. Bom, pensei que a novela tinha acabado e fiquei esperando um bom negócio para trocar o processador.

5º Capítulo: Agora com a certeza de que se conseguisse um processador novo teria minha máquina funcionando (e se conseguisse dois teria praticamente duas máquinas, devido a ter comprado praticamente um micro novo), esperei. Um belo dia, um amigo (parceria mesmo), me ofereceu o processador gêmeo do meu supostamente queimado para usar e testar a placa mãe e a memória novas. Coloquei o processador com cuidado, ageitei o cooler e liguei. MESMO PROBLEMA, levei na casa dele, instalei, e funcionou. NÃO ERA O PROCESSADOR, e quase comprei um novo. Cheguei então a conclusão que minha máquina estava funcionando, e que o desligamente seria resultado de uma PROTEÇÃO contra alguma coisa, das duas uma: supervoltagem ou superaquecimento, testei novamente a voltagem, estava normal.

6º Capítulo: Saí de casa de manhã, comprei um cooler novo e duas bisnagas de pasta térmica, fui trabalhar e voltei a noite para casa, todo o "kit" me custou 15 reais. Instalei o cooler e TAPEI de pasta térmica. O processador está funcionando até hoje e se comprar outro e um HD tenho dois computadores (e estou quase 500 reais mais pobre, quando poderia estar somente 15 reais mais pobre).

Conclusão: os caras tinham o equipamento, deviam ter o conhecimento, tinham peças sobressalentes, tinham testes, esquemas, tudo, poderiam ter resolvido, teria sido rápido, barato e eu sairia com a máquina funcionando sem ter que reinstalar meu Linux pois troquei mais da metade do hardware. Ou eles me sacanearam LEGAL (ou tentaram pelo menos), ou são completamente idiotas e NUNCA deveriam estar nesse ramo, ANTAS que com todas as ferramentas e peças não são capazes de realizar seu trabalho.

Isso é revoltante.

Nenhum comentário: