Tudo que possa turbar sua mente
Drogas, cigarro, álcool, essas coisas turvam o pensamento e por vezes acabam fazendo com que nos arrependamos no dia seguinte por ter agido mal, só que às vezes, não tem volta.
Semana passada eu vi no jornal um artigo sobre um acidente de carro, o rapaz de 17 anos estava num "pega", com o irmão mais novo de 10 anos, ele estava bêbado, perdeu o controle do carro e arrebentou ele num muro, ele sofreu aranhões, o irmão caçula rachou a cabeça, estava na UTI, com poucas chances de sobreviver, se porventura não morrer, vai ficar desfigurado e cheio de sequelas.
Todo dia vejo no jornal que "motorista alcoolizado causa mortes", "adolescente fuma maconha e mata criança em acidente", "rapaz atira no melhor amigo durante discussão por drogas". E daí vou dar uma olhada por aí e descubra que alguém coloca em seu perfil social que bebe "excessivamente". Me poupe! Por vezes me afastei de pessoas pois vi uma face delas que não me agradou durante um "porre".
Nada contra tomar umas, é divertido, convenhamos, entre amigos umas biritas até que é bem legal, mas existem pessoas diferentes, que se alteram de forma incrível quando sob influência de qualquer dessas substâncias, conheço gente que se bebe fica corajoso, invencível, outras ficam desinibidas, animadas. Outras pessoas ficam normais, "felizes" como a gente diz. Se você tem um problema com o álcool, NÃO BEBA! Pode acabar numa cama de motel, desorientada e literalmente "fudida" (se for mulher), ou pior (se for homem). Pode ser roubado, acabar com seu relacionamento por estar "feliz demais" e não ter o raciocínio completo, pode trair, brigar, bater, se acidentar, passar mal, ir para o hospital, passar vergonha...
Ou beba com moderação, não precisa beber até vomitar, se seu passado te condena, teu futuro pode te salvar, mas por favor, nunca diga que bebe demais, que vomita, que faz os tipos de ações que eu citei acima com orgulho, isso só prova imaturadidade e idiotice.
Aquele cara que tentou te levar prá casa de arrasto pois você estava alterado(a) pode ter querido teu bem, enquanto os "amigos" com quem você estava bebendo não dão a mínima se você morrer, desde que "divirta" eles primeiro. Aquele cara chato que não queria te dar as chaves do carro queria tentar salvar tua vida, e não ser melhor que você. Aquela pessoa que você ama quando sóbria não quer teu mal, quer te proteger. Pense antes de beber, pense antes de falar, pense duas vezes antes de brigar, e três vezes antes de se armar, seja com os punhos, com uma faca, com um carro ou com um revólver.
Fique limpo, fique feliz, fique bem... Se você acordar no outro dia, você pode ter perdido: sua saúde, dinheiro que vai fazer falta, seu carro. Pode ter perdido coisas mais difíceis de recuperar, como sua dignidade, o amor da sua vida, um grande amigo. E pode ter perdido coisas que não tem volta, que não tem perdão, que não tem justificativa, uma vida, a sua, a de outros.
E não me façam de mártires os merdinhas que saem de carro, bêbados, se fazendo de idiotas e acabam MORRENDO ou MATANDO outros por causa disso, foi culpa deles, SIM! Não são exemplos, não são legais, deixaram parentes, pais e amigos desesperados, deixaram dívidas, esperanças e sonhos que MORRERAM com eles... Não festeje isso na minha frente, posso ser ríspido com você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário