Comportamento, ciência, tecnologia, direito, política, religião, cinema e televisão, alguma controvérsia, algum bom senso, e um pouquinho de besteira, para dar um gostinho...

16 de dez. de 2005

Windows

Em um mundo sem paredes ou cercas, quem precisa de janelas e portões?
In a world without walls or fences, who needs Windows and Gates?

Hah, adoro essa frase, acho que todo administrador de sistemas tem um pavor do sistema operacional da Micro$oft.

O Windows, desde sua versão 98, é instável, imprevisível e muito difícil de se lidar, o que torna ele pior ainda são os famigerados reboots. "Deu problema aqui!", resposta, "Reinicia!". Virou uma mania, ao primeiro sinal de problema o usuário desliga e religa a máquina, se tornou uma compulsão, e o pior de tudo. Funciona. Tenho servers Linux rodando há meses sem reiniciar, com o uso de memória controlado e sem ficar mais lento ao longo do tempo, um computador não foi feito para ser rebootado, isso foi uma coisa que o Windows trouxe e se popularizou. Claro, isso faz com que a maioria dos bugs e erros do sistema desapareçam, pois na verdade reboots fazem o micro voltar ao estado normal. Bem coisa do Bill.

Agora, o XP requer menos reboots, realmente, mas de que adianta? Um dia rodando e o desgraçado se perdeu no gerenciamento de memória e acabou a festa. Reinicia ele!
Mesmo meu desktop em casa, só reinicio quando quero trocar uma placa, ou trocar de tomada, reboots são para hardware. Instalou qualquer coisa, reinicia, um serviço parou, reinicia. Isso é chato, improdutivo e dá nos nervos. Além disso, tiraram do XP a única coisa que tornava o Windows administrável, o DOS!!! Agora, prá deletar um arquivo travado (mesmo que seja um Vírus), só com disco de boot. Isso contando que você tenha formatado em fat32, pois NTFS, aí se ferrou meu amigo.

Eu uso, sim, jogo nele, sim, fazer o quê, quando a coisa se torna popular fica difícil fugir, mas eu sempre digo, só porque uso, não quer dizer que tenho que gostar. Tenho que dar crédito a capacidade do Windows de esconder coisas do usuário, o que pode ser muito bom em termos de usuários normais, mas deixa o administrador do sistema louco. Todos os drivers, todos os esquemas, tudo ocupa espaço, o win3.1 cabia em alguns disquetes, o 95 também (mais disquetes), uns 80 megas, o 98 é cento e poucos megas, cabe em CD, o 98SE também cabe em CD, o XP foi prá casa dos Gigas, precisa de 1 e meio só prá instalar essa merda, agora, o Longhorn (ou Vista), esse se passou, 3,5 Gigas?! Por favor! Isso são todas as mp3 que tenho em disco. Outra coisa que afasta o pessoal e atrai para a M$ é o suporte, drivers, tudo se encontra, tudo se faz funcionar, tudo é criado pra essa merda de sistema, e assim, fica MUITO difícil fugir. Mas existem alternativas, uma hora dessas isso muda. O Linux está evoluindo rápido.


Era isso, tentem o Linux galera, é bem melhor, e vocês quem sabe até usem os neurônios ao invés de queimar eles de raiva quando tudo trava :)

Um comentário:

taste of coffee disse...

É isso ai meu caro!!! Convenci-me da superioridade do linux, após várias conversas. Ocorre que, como sabes, a comunidade Linux tem um longo e árduo trabalho pela frente: reeducar todos os win users para que saiam do estágio de torpeza (deja-vu de matrix?). Pena que nem todos possam desfrutar de uma fonte de informações tão próxima. Considero-me sortudo, então.