Comportamento, ciência, tecnologia, direito, política, religião, cinema e televisão, alguma controvérsia, algum bom senso, e um pouquinho de besteira, para dar um gostinho...

12 de mar. de 2007

Celulares

Em 1999 ganhei dos meus pais um Gradiente, o que seria equivalente aos Nokia da série 5120i, e bloqueei a senha dele nas primeiras 2 horas com o celular... Frustante. Muito bom celular, durou 3 anos, e começou a "sumir o visor", depois acabei descobrindo que era um comportamento padrão para aquele modelo (custava 25 reais para consertar), além da bateria que viciou, mas isso foi em parte minha culpa. De qualquer forma, tive uma vida feliz com ele, durou praticamente 5 anos, o que para um celular é uma eternidade.



Quando passei no concurso em 2004 troquei de celular. Optei por um modelo da Nokia, o 2112, na época da tecnologia estado da arte: CDMA. Frustração, novamente, a Vivo, operadora do meu celular, estava em fase de IMPLANTAÇÃO do CDMA. Quando eu conseguia fazer uma ligação, caía. Ligar para a namorada era um PARTO, às vezes passava das 10 tentativas. Aos poucos, o CDMA foi melhorando e aquele telefone se provou extremamente bom, mas não fazia muito meu estilo já que era simples demais. Dei ele para minha mãe, que deve estar trocando ele em breve com os pontos da Vivo por um novo, mais moderno.



Dei ele para a mãe pois na época ganhei de presente do meu irmão o Motorola A388, o sonho de todo Geek, esse celular não tinha quase nenhum botão, a tela de toque e a caneta Stylus davam um charme especial para o celular. Convivi dois felizes anos com ele, mesmo com sua bateria pré-viciada que dura no máximo 1 dia e meio, que celularzinho bom, nunca me deixou na mão.

Não trocaria ele não fosse por ele ter caído um tombo e tomado um certo dano. Com a retenção do flip rachada, de vez em quando o flip fica "pendurado" pelos fios, o que não é nada legal. Além disso, o coitado sofreu nas minhas mãos. Apesar de ter todas as funcionalidades operantes, ele tá cheio de riscos e arranhões.


Decidi então que iria trocar de celular. E como tinha tido uma ótima experiência, resolvi apelar para a Motorola novamente. Sou meio extremista, então eu tinha duas opções, ou compraria um celular bom e barato, para ser apenas celular, ou apelaria e compraria um completaço e caro. Descobri os dois modelos, o Motorola F3 e o Motorola A1200. O F3 é muito bom, simplíssimo e elegante, alta duração de bateria, uma tela ótima para ler, com anti-reflexo, e barato, em torno de 80 reais, um ótimo aparelho, mas só prá falar e mandar SMS (tem despertador também). O A1200 era a nova geração do meu antigo A388, tela de toque, 262 mil cores, dois processadores, um dedicado somente a multimídia. Linux como sistema operacional (isso me atraiu), além de outras qualidades, tipo poder carregar em qualquer mini-USB e agir como pendrive.

Aí veio a decepção, resolvi de todo coração comprar o F3, qual minha surpresa ao notar que ele não existe desbloqueado no Brasil. Apenas se pode comprar esse celular pela Claro, com um número novo. QUE SACANAGEM, estamos falando de GSM porra, devia poder pegar o celular que eu quisesse e botar meu chip, sair falando. Sacanagem. Fiquei tão puto da cara, que resolvi comprar o A1200 mesmo, desbloqueado de fábrica.



O Motorola A1200, ou MOTOROLA MING, como é chamado, no mínimo me surpreendeu. Às vezes brinco dizendo que tal aparelho só falta falar. Pois este fala. O reconhecimento de voz dele é sem gravação prévia, ou seja, qualquer um pode ditar comandos, sem "treinar" ele antes. O Linux dele é muito compatível, age como um pendrive ligado ao computador. Aliado a um cartão de 1GB, fica muito bom. O player tem um ótimo som, várias opções, navegador Opera e vários aplicativos. Andei instalando uns apps Java nele, e devo dizer que a compatibilidade também me surpreendeu.

A camera de 2.0 MP é muito boa. Não FILMA muito bem, mas tira ótimas fotos. A tela sensível ao toque é muito boa, e a Stylus dele (caneta) tem uma ponta muito mais sensível que o meu antigo A388, vários botões de acesso, muito fácil de usar, mesmo com o flip fechado.

O fone de ouvido que vem com ele é ótimo, som nítido, rádio FM, MP3, tudo toca em alta fidelidade. A bateria durou bastante, e esse detalhe é muito interessante, o carregador dele é uma porta Mini-USB (mesma da maioria dos aparelhos portáteis, câmeras, MP3 Players), assim, quando ligo ele ao micro, ele automaticamente se carrega, além de agir como pendrive.

Ainda estou descobrindo os mistérios desse brinquedinho, mas até o momento, posso dizer com certeza que é o melhor celular que eu já tive.

Nenhum comentário: