Comportamento, ciência, tecnologia, direito, política, religião, cinema e televisão, alguma controvérsia, algum bom senso, e um pouquinho de besteira, para dar um gostinho...

29 de mar. de 2007

Brasileiros, educação e netiquette

Não querendo copiar o post do Caio, quero falar um pouco sobre o mesmo assunto. Recentemente notei que o problema não é o BRASIL, mas sim, os BRASILEIROS. A parte que se revela de nosso povo na Internet e até mesmo fora dela se prova mal educada, egocêntrica e dotada de um patriotismo distorcido para a forma "pizza". Talvez o motivo seja nosso sistema de educação deficitário, talvez seja a impunidade, talvez seja apenas genética ou mesmo tradição. O fato é que o brasileiro tenta tirar vantagem em tudo. Qualquer coisa merece aquele toque, aquele "jeitinho", que nada mais é do que sacanear todo mundo para ter algum lucro. Tudo que o brasileiro faz pode acabar em pizza, desde um assassinato, como o do índio Pataxó em Brasília, até uma CPI. O brasileiro é capaz de tornar um assunto de extrema importância uma piada internacional, como quando o Lula disse que o Putin (russo) ficou "putin" com o Brasil, ou quando nossa Ministra da Igualdade Social mencionou que "o racismo dos negros para com os brancos é algo normal, até natural".

A internet nos traz diversas vantagens, e algumas desvantagens, uma delas é ter uma visão mais ampla do que acontece ao redor do mundo, tendo opíniões de quem mora lá, de quem trabalha lá fora, de quem está muito longe para a gente conversar num bar. Infelizmente, essa visão ampliada na maioria das vezes me entristece, pois sou inegavelmente levado a comparar o exterior com o nosso Brasil, e me entristece notar que somos uma piada internacional, talvez por não levarmos nem a sério o que acontece aqui dentro mesmo. É só olhar o filme "Turistas". É claro que não sou a favor de roubar órgãos de ninguém, mas que a atitude de se rebelar e tomar de volta um pouco do que nos tiram é uma filosofia interessante. Exportamos conhecimento, e compramos de volta tecnologia, exportamos matéria prima barata para comprar industrializados caros. É triste. E tem gente contra o filme, vai reduzir o turismo... Tomara que reduza, menos estatística policial. Tá doido, leiam o post do Caio Verídico apontado acima para ter mais informações.

É uma tamanha falta de educação, que os 11% de nosso povo que tem acesso a Internet conseguem ser chamados de "praga brasileira", tomando conta de serviços, levando eles a falência e obrigando atitudes de restrição que englobam todo o povo. Enquanto isso, uma puta que deu pro namorado numa praia da espanha faz com que nossa "justiça" queira forçar um site internacional a tirar seu vídeo ridículo da Internet. Só podia ser uma brasileira.

Hoje mesmo, me vi forçado a deixar a lista "gentoo-user-br", lista de email dos usuários do meu Sistema Operacional Linux Gentoo em português. Motivo: alguns brasileiros legítimos que se recusam a seguir normas simples de envio de emails para listas. O famoso top post. Eu participo de várias listas, na maioria internacionais, idioma inglês, e na maioria absoluta delas, se você faz top post, é advertido. Na lista em português, foi DISCUTIDO sobre o top post. Credo, chega a ser ridículo. Para melhorar, querem mandar emails para a lista em HTML, fazendo uma GOSMA chegar na minha caixa de entrada. E eu sustentando a netiquette, "Network Etiquette". Perdi a discussão. Enquanto isso, na lista em inglês análoga "gentoo-user", quem faz top post é advertido e orientado a não fazê-lo. Brasileiro tem que ser diferente. Tem que ler de trás prá frente e postar negrito, sublinhado, itálico, para ferrar com meu visualizador de email e gerar mais tráfego.

Já ferraram com o Orkut, que ficou um lixo, e tende a piorar, por causa dos brasileiros. Bloquearam o envio automático de scraps colocando uma imagem de autenticação, agora enviam testimonials de spam. E pior que tá cheio de gente infectado com vírus. Computador de brasileiro é nicho de vírus, se eu fosse espalhar um hoje, começaria em São Paulo, sem dúvida. É triste. Ferraram com meu jogo online de Golf também, o PangyaBR morreu lenta e dolorasamente nas mãos de brasileiros de estirpe usando cheats e tirando sarro dos jogadores honestos. Ultima online foi obrigada a colocar filtros de IP contra os brasileiros, que eram uma praga. Não dá prá jogar CounterStrike mais pois servidores nacionais (mais rápidos) estão atolados em cheaters.

Quase dá vontade de desistir...

Mas como diria o Babado Novo (sucesso do carnaval):

Vai vai vai fica aqui meu avião
Vem vem vem que o Brasil não tem vulcão
Vai vai vai suba aqui na minha moto
Vem vem vem que aqui não tem terremoto

Só tem um monte de gente idiota e mal educada...

PS: Desculpas honestas aos poucos brasileiros que tem educação, e usam ela.

Nenhum comentário: