Comportamento, ciência, tecnologia, direito, política, religião, cinema e televisão, alguma controvérsia, algum bom senso, e um pouquinho de besteira, para dar um gostinho...

1 de mar. de 2015

Crowdfunding, logística e brasil

Primeiro post de 2015. Até parece que tenho milhares de seguidores.

Enfim, vamos falar sobre o Brasil. Eita país tosco. Não que o Brasil em si seja tosco, o povo é que é, e cada povo tem o governo que merece, resultando nessa coisa que chamamos de país.

Eu sempre fui fã do Crowdfunding. Você tem uma ótima ideia, levou ela até o limite financeiro que podia, não quer ter que entrar na onda dos empréstimos, quer lançar com margem de lucro pequena e vender pacas. Você "pega emprestado" de seus clientes. Eles "compram"  um produto que ainda nem existe de você. Dependendo da quantidade comprada, o preço vai diminuindo (produção em massa fica cada vez mais barata por unidade) e seu lucro vai aumentando. O resultado: um produto único e clientes satisfeitos. A parte ruim: atrasos, possibilidade de enganação e viver num país de merda.

Mas como assim?

Viver no Brasil é um pesadelo logístico. A Receita Federal e os Correios se juntam em um balé descoordenado que resulta em atrasos, perdas, impostos altíssimos, taxas absurdas, mais atrasos e completo descaso com o contribuinte/consumidor.

Aí você compra seu produto de crowdfunding. Sucesso, o produto é completado e enviado para sua residência. Aí começa a jornada. Quer dizer, um sonho saiu do papel e se tornou realidade, mas seu país conspira para matar essa ideia com um atraso absurdo para entregar o produto em sua casa. Isso quando não se tem que ir nos Correios pagar o absurdo de impostos para retirar. E isso meses depois de milhares de clientes ao redor do globo já estarem usando o produto.

Não precisa ser crowdfunding, pode ser eBay, compras internacionais de qualquer tipo. Você adiciona os impostos e tudo, e ainda assim, só vai ver sua compra (SE ela chegar) daqui 6 meses. Se for tecnologia, pode dar adeus, pois estará ultrapassada.

Tudo pois os Correios são monopólio. Veja, isso não é raro, raridade é a INEFICIÊNCIA que esse monopólio possui. Aliado a Receita Federal, os Correios lidam com mercadoria internacional da maneira mais BURRA que existe. Centralizada, despreparada, lenta e aleatória.

Para fugir disso, você pode ter que morrer com envio via courier. Funciona, mas é mais caro, e veja só: eles tem um serviço direto com a aduana, e chega rápido. Como assim? Taxado mas rápido. Entendam, eu gostaria de pagar imposto, se a bendita mercadoria chegasse, digamos, em 2 semanas. 10 dias úteis é tempo prá caramba. Os couriers, com volume menor, conseguem, como os correios não conseguem? Eles CONSEGUEM, só que sua mercadoria chega, e fica na fila, esquecida pela Receita e Correios, e eles empurram a culpa um para o outro. Duas porcarias de serviços atrasando sua vida.

Esse é um dos motivos desse país estar na merda e afundando mais. Serviço público ineficiente, monopólios cheios de corrupção, maracutaia e despreparo (Petrobras, Correios). Uma liderança sem visão (protecionista, de reserva de mercado). E um povo que elege quem ele mesmo retirou da vida política por corrupção (Collor) e procurados pela Interpol (Maluf). Povo ignorante, mantido na ignorância por esses mesmos espertos que elegem.

Agora, com 16 anos de PT no poder, damos adeus a oposição, e vamos no rumo da Grécia. Nosso país aguenta repetidos ataques, e só não despenca pois é mesmo gigante. Pela própria natureza. No entanto, uma hora essa poluição corrupta e despreparada, que governa por interesses ao invés de objetivos difusos, acaba com a natureza. E aí veremos tempos (ainda mais) tenebrosos.

Nenhum comentário: