Comportamento, ciência, tecnologia, direito, política, religião, cinema e televisão, alguma controvérsia, algum bom senso, e um pouquinho de besteira, para dar um gostinho...

19 de set. de 2005

Atitudes

Um pequeno esforço pode valer uma sensação boa de ter cumprido algo da melhor maneira possível.
Hoje vamos falar sobre atitudes. O ser humano interage, essa é a base de nossa sociedade, as relações que se desenvolvem entre as pessoas. Somos seres sociais e vivemos em grupos, com exceção de alguns eremitas e pessoas que, por opção ou necessidade, de certa forma se isolaram, as pessoas tendem a procurar um lugar comum para ficarem mais pertos umas das outras. Analisando as condutas humanas, é fácil perceber que dentro de um grupo ou mesmo fora dele, essas atitudes interferem nas vidas de quem está ao redor. O que fazemos provoca efeitos, e é interessante analisar os efeitos de nossas atitudes, começando nos relacionamentos amorosos, passando pela família, escola, trabalho, amigos, sociedade.


Basta uma pequena atitude para desencadear uma sequência de eventos que podem ser destrutivos ou construtivos, e agariar amigos e inimigos para nosso rol extenso de relações. Certamente todos gostariam de acertar sempre em suas atitudes, de forma a construir sólido padrão de amizades e se sentir bem em meio aos que os rodeiam, mas não é assim. O fato é que humanos erram, somos guiados por uma mistura caótica de sentimentos e raciocínio, nem sempre convivendo em harmonia dentro de nosso ser. Dessa forma, podemos hoje acertar de forma apurada e constante, e amanhã errar e estragar quem sabe tudo o que foi construído no dia anterior.


Se fôssemos capazes de raciocinar antes de cada ação, seria extremamente fácil perceber os múltiplos erros que estaríamos prestes a cometer. Quem sabe, se tomássemos conhecimento dessa gama variada de atitudes errôneas, poderíamos evitá-las, tornando nossa vida uma organizada sequência de atitudes corretas, amigos e uma sociedade melhor. Será?! Eu acho pessoalmente que não! O humano é, acima de tudo, um ser vivo, pensa, fala, age, o fato é que somos movidos por bem mais do que nossa racionalidade. Somos o resultado de uma combinação temperada por instintos, medos, inseguranças, egoísmo e tantos outros sentimentos, emoções que se desenvolvem de maneira diferente dentro cada um de nós, nos tornando diferentes, especiarias que tornam nossa vida algo que vale a pena. Isso é personalidade.


A sociedade é acima de tudo uma procura incessante por diferenças, pois não há outro ser que pense, aja e seja como eu, como você. Nós somos diferentes, e isso é o que nos torna especiais, interessantes. O caos organizado em que vivemos nos revela uma necessidade intrínseca de nos relacionar e sentir tudo que podemos, alguns de forma mais acentuada, outros não. Em resumo, nós procuramos sim a organização, mas o tempero da sociedade é a diferença, o conflito, a emoção da descoberta a cada dia.


Será que você agiu certo?

Nenhum comentário: