Comportamento, ciência, tecnologia, direito, política, religião, cinema e televisão, alguma controvérsia, algum bom senso, e um pouquinho de besteira, para dar um gostinho...

19 de set. de 2005

Verdade

Hoje, falarei um pouco sobre "verdade". O que é verdade? Difícil definir não é? A verdade é algo em que acreditamos, sem sombra de dúvida, uma informação sobre eventos, pessoas e coisas na qual confiamos como sendo real e tomamos como certo, como "verdadeiro".

Mas a verdade é um conceito muito complexo, uma verdade para mim pode não ser uma verdade para você. Um grande exemplo são os dogmas. Um dogma é uma verdade indiscutível, alguém acredita cegamente em um evento ou fato e não admite que provas em contrário sejam produzidas. Assim, um dogma é uma verdade muito pessoal. Agora notem, já falei em pelo menos dois tipos de verdade, a verdade pessoal, e a verdade grupal, pois um dogma geralmente é compartilhado entre grupos de pessoas. Mas então, "verdade", sendo um conceito muito pessoal, não é verdade! Contraditório não!? Vejamos um exemplo, na idade média, se você corresse nu na floresta seria considerado um bruxo, hoje em dia, no máximo um maluco beleza sem mais o que fazer. Na idade média te queimariam vivo, hoje em dia no máximo ia passar a noite na cadeia por atentado ao pudor. A verdade muda, toma forma, se adeqüa ao espaço-tempo que a rodeia, e a mentalidade das pessoas que pensam as verdades.

Mas notem que o conceito de verdade, algo ser verdadeiro, é algo utópico, inexistente, mas pode ser definido. A verdade é algo em que todos acreditam, que não tenha prova em contrário, que seja admitido por todos como real e confiável. Para alguns fatos isso pode ser aplicado, se eu cair um tombo e ralar o joelho, a verdade é que eu caí um tombo e ralei o joelho, nada mais, nada menos, isso é verdade, e ninguém pode negar o contrário. Infelizmente, esse tipo de verdade, a verdade consensual, não é o tipo predominante. As discussões, brigas em torno de verdades não são raras e podem até ser consideradas normais. O problema é quando essas verdades geram guerras, mortes, tudo justificado. A Guerra Santa da igreja Católica, a Segunda Guerra Mundial, o lançamento da primeira bomba atômica, tudo justificado por ideais, verdades que custaram as vidas de milhares de pessoas.

A verdade está aí, ao seu redor, a verdade é que todos deveríamos deixar as verdades alheias em paz e nos concentrar em nossas vidas, aceitando, compreendendo, ou mesmo ignorando as verdades pessoais que nos rodeiam, chegaríamos a tão sonhada paz.

A verdade é que já escrevi demais sobre isso. Deixo este texto para que você o tome por verdade. Ou não. Mas entendo sua opinião, posso não aceitá-la, mas entendo.

Nenhum comentário: