Comportamento, ciência, tecnologia, direito, política, religião, cinema e televisão, alguma controvérsia, algum bom senso, e um pouquinho de besteira, para dar um gostinho...

19 de set. de 2005

O despertar de um GeeK

Hoje falarei um pouco sobre o despertar de um Geek para a Informática em si. A maioria dos Geeks desperta para o mundo da informática como uma criança nasce, confusa, com medo e espanto. O mundo que se abre na frente de um monitor de computador é fascinante, merece respeito, informação trafega em forma de sinais eletrônicos a velocidades que o pensamento humano nem cogitava a poucas décadas atrás.

O Geek, ser curioso por natureza, geralmente adentra esse mundo de maneira desastrosa, mas todo Geek que se preza rapidamente aprende que os Leiame.txt, Readme.txt, Readme.1st, Help.hlp, Help.html, Help.txt, etc, são tudo que ele precisa para usar um software. Muitos usuários chamam um técnico apenas para ver ele procurar na Ajuda do programa a solução do problema. Os programas hoje em dia tem uma extensa e completa documentação, produto dos projetos em UML (Universal Markup Language) e da Engenharia de Software. Em resumo, se você tiver uma noção básica de sistema de arquivos, souber inglês e for curioso, a tecla F1 se tornará sua melhor amiga e você subirá rapidamente os degrais que separam os usuários comuns dos que entendem alguma coisa de computador.

Em pouco tempo, os helps não serão mais novidade para você, e você achará problemas, ou por necessidade ou por curiosidade, que não são tão fáceis de serem resolvidos, e procurará novas fontes de informação. Nessa jornada, coisas curiosas acontecerão que acabarão treinando você o suficiente para não se apertar ao lidar com qualquer computador, depois das noções básicas de DOS, Windows e UNIX, você já pode se considerar melhor que a maioria absoluta dos win users que não sabem lidar com um computador sem interface gráfica. As revistas e livros sobre os programas que você usa ou os componentes do seu computador lhe parecerão não mais algo distante, e em pouco tempo você estará dentro do universo de jargão utilizado na informática atual. A essa altura você provavelmente já abriu seu computador com cuidado, sem remover nada, verificou todo o interior e está morrendo de curiosidade. Um curso de montagem e manutenção e você se torna um semi-deus no mundo da informática. Logo cabos flat e de fonte, RJ45, chipsets e memórias se tornarão parte de sua vida e talvez, como eu, você utilize um pente de 2Mb de RAM EDO como chaveiro (Geeks também tem estilo). Assim, você promoverá sua primeira conexão em rede, ou sua primeira lan party, ou mesmo a sua primeira troca de informações de HD para HD em um amigo.

Logo, um Geek estará transformando seu PC em uma máquina com personalidade forte e sistemas de segurança, frescuras pessoais, atalhos imcompreensíveis e uma organização de arquivos que só o dono entende. A essa altura, reinstalar o sistema operacional é tarefa rotineira e seu computador não para mais com a capa de proteção do gabinete. Alguma placa ou periférico estraga e em pouco tempo você vai em um amigo e conserta o computador dele também. Parabéns, agora você está mais perto da elite.

O mais incrível dessa jornada é que provavelmente seu PC já está velho e lento para os padrões atuais, no entanto, ele funciona tão bem que você já esqueceu como é reinstalar o Windows. Perder suas configurações pessoais seria um desastre e você seria capaz de mover céus e terra para não perder suas músicas e documentos. Apostilas residem no seu PC permanentemente e com certeza alguma linguagem de programação chamou sua atenção. O detalhe é que até agora, você pode ter feito cursos idiotas, nada aprofundado, mas sabe mais do que a maioria. Você é um Geek. A Internet se mostra um ambiente agradável, e se você não evoluiu ainda muitos vírus, worms, trojans e etc se instalarão na sua máquina. Em pouco tempo você descobre que aquelas promessas de "hacker" instantâneo eram falsas, e que o verdadeiro hacker busca conhecimento, e sua busca inicia. As madrugadas passam rápido e os dias se arrastam. A escola é um saco e mal pode esperar para passar da meia noite e conectar. Se for sortudo possui ADSL e sua base de dados mental cresce a cada dia. Em pouco tempo, surfar a web ganha um novo significado e você se pergunta porque ainda sai de casa para fazer qualquer coisa que não seja festa ou namorar. Como Mentor disse "Os sinais correm pela rede telefônica como heroína nas veias de um viciado". Você agora sabe como funciona a web, entende seus códigos e manhas, odeia o Windows, ainda o usa, mas odeia. Sonha em não depender mais desse sistema e tem o Linux instalado em outra partição. Já conserta computadores para outras pessoas e descobriu que pode ganhar dinheiro com isso. Sonha com um emprego nessa área.

Agora os caminhos se dividem, ou você descobre outras ocupações e nota que não tem mais tempo de brincar de PC, ou você abraça isso e se torna um informata.

Abra sua mente, você só precisa de duas coisas para se tornar mais do que uma ovelha, gado a ser abatido por mentes mais brilhantes na Internet: Curiosidade e vontade.

Nenhum comentário: