Comportamento, ciência, tecnologia, direito, política, religião, cinema e televisão, alguma controvérsia, algum bom senso, e um pouquinho de besteira, para dar um gostinho...

19 de set. de 2005

A química dos sentimentos

Na guerra dos sexos, os hormônios são os generais: eles geram a energia bioquímica que produz as emoções e a atração afetiva e sexual entre as pessoas.
(retirado da introdução do livro Química do corpo: Hormônios e amor / Body chemistry: Hormonally yours, por Kimberley Littlemore)

É um fato, nós somos incríveis laboratórios ambulantes em que reações químicas de complexidade inexplicável estão acontecendo o tempo todo, e estas transformações de elementos determinam nossas emoções e comportamentos, regem nossa vida e nos guiam. Os hormônios, essas substâncias incríveis descarregadas em nossa corrente sanguínea e que atuam de forma tão espetacular em nosso organismo. Hormônios definem se somos homens ou mulheres, nossa voz, nossa expressão, nosso comportamento, nossas emoções e nossas capacidades. Essas substâncias determinam, por incrível que pareça, cada sentimento, amor, ansiedade, medo. É difícil (pelo menos para mim) pensar que somos governados por emoções que na verdade são geradas por elementos químicos em transformação em nosso corpo, e essa dificuldade é plausível, visto que o ser humano controla a natureza (ou gosta de pensar que o faz) e que, portanto, nosso comportamento e sentimentos poderiam ser manipulados quimicamente com a simples introdução em nosso corpo da substância certa na quantidade certa.

Cientistas do mundo todo trabalham para desvendar os mistérios de nossas emoções, mas será que devemos nos aprofundar tanto na complexa máquina que é nosso corpo, não estaríamos perdendo nossa identidade, nossa ilusão de realidade em que pensamos dominar nosso corpo e mente (quando na verdade sabemos não ter controle total). Estaríamos dispostos a saber a verdade nesse caso. Eu sou um aficcionado por Arquivo X, no começo dos episódios, uma frase me chama a atenção: "The truth is out there", "a verdade está lá fora". Sim, se procurarmos, quem sabe desvendaremos todos os mistérios por detrás de nosso cérebro, nossas glândulas, e como tudo isso se encaixa formando nossos sistemas e determinando nossas ações e sentimentos. Mas será que devemos saber? Eu acho que não. O ser humano é produto de uma evolução não vista em outras espécies, somos conscientes e temos raciocínio, isso nos afasta tanto de outros animais que os dominamos. Mas o que define um ser humano, as interações, os diálogos, os amores, as paixões, ou simples química?

Ok, eu admito, eu SEI que somos governados sim, simplesmente por substâncias químicas. Mas não é o ser humano muito mais complexo que esta simples equação... Causa + Química = Efeito? Não somos bem mais do que isso? Até onde nossa ciência e nossa curiosidade nos levarão? Será que queremos seguir nesse caminho? Eu sinceramente não quero. Quero viver nessa realidade sonhada em que sou dono do meu nariz, chorar e sorrir sem pensar que isto na verdade é adrenalina em meu sangue, sentir prazer sem analisar a quantidade de endorfina que meu cérebro está liberando. Deixar a natureza cuidar disso, ela tem bem mais experiência nisso do que nós.

Eu prefiro continuar acreditando que eu apenas... Sinto.

Nenhum comentário: